Home > Notícias > 02/08 – Em defesa da cultura, trabalhadores ocupam prédio da Funarte por uma semana em São Paulo

02/08 – Em defesa da cultura, trabalhadores ocupam prédio da Funarte por uma semana em São Paulo

Participantes do Movimento dos Trabalhadores de Cultura ocuparam durante uma semana o prédio da Funarte (Fundação Nacional das Artes), em São Paulo. A ocupação ocorreu como parte de protestos em defesa de reivindicações como a aprovação imediata das PEC´s 236 e 150. A primeira prevê a cultura como um direito social. Já a PEC 150 garante o mínimo de 2% do orçamento geral da União para projetos ligados a Cultura. Hoje apenas 0,2% são investidos, isso quando não ocorre nenhum contingenciamento. Por uma política cultural continua e independente; trabalhadores do teatro, da dança, música, circo, vídeo e outros segmentos da arte se mobilizaram ao longo dos últimos sete dias. Cerca de 300 manifestantes terminaram de deixar ontem o prédio da Funarte com a promessa de que o Ministério da Cultura abrirá as portas ao diálogo para essas reivindicações. Os participantes do movimento vão continuar se reunindo e definindo novas ações para a luta em defesa da cultura. A Condsef apoia o movimento.


 
Durante a ocupação várias atividades foram promovidas, incluindo debates com representantes de outros movimentos de trabalhadores como o MST. Para os participantes, a semana foi de importantes trocas de experiência. Um manifesto em defesa dos trabalhadores da Cultura foi divulgado pelo grupo. Este manifesto e outras informações sobre o movimento em prol da Cultura podem ser acompanhados pelo site www.culturaja.com.

Denúncia de assédio moral na Cultura – A Condsef esteve reunida nesta terça-feira, em Brasília, com o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. Em conjunto com a Asphan, foi feita uma denúncia formal de assédio moral que tem sido promovido por um dirigente do Iphan a uma servidora lotada no órgão. Almeida afirmou que em sua administração não vai admitir que ninguém seja maltratado, nem sofra assédio e acrescentou que providências serão tomadas. Um processo administrativo vai ser instalado para apurar as denúncias.
 
A Condsef e a Asphan estão dando todo o apoio político e jurídico a servidora que denunciou o assédio sofrido. A Condsef não tolera a prática de assédio moral em nenhum setor da administração pública. Assédio moral é imoral e deve ser denunciado.






NOSSOS

PARCEIROS