Home > Notícias > XVII Congresso do Sindsef aprova alterações no estatuto da entidade

XVII Congresso do Sindsef aprova alterações no estatuto da entidade

Instancia máxima do sindicato, o próximo congresso será realizado em 2022


XVII Congresso do Sindsef aprova alterações no estatuto da entidade
Foto: Sindsef-RO

Sindsef-RO

A criação da Secretaria de Assuntos Educacionais e a mudança na nomenclatura ‘Coordenação Municipal’ para ‘Coordenação Regional’, foram algumas das alterações estatutárias aprovadas no XVII Contrasef – Congresso dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado de Rondônia, promovido pelo Sindsef-RO – Sindicato dos Servidores Públicos Federal no Estado de Rondônia, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no hotel Minuano.

O Congresso contou com a participação dos integrantes da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, dirigentes das Coordenações Municipais e delegados eleitos em assembleias realizadas nos municípios e órgãos federais em Porto Velho. Cerca de 200 filiados representaram os interesses da categoria durante o evento.

Na ocasião, a plenária definiu a data de 20 de fevereiro de 2020 para a realização das eleições do Sindsef-RO e a escolha dos membros para Comissão de Ética, que serão empossados junto com a nova diretoria a ser eleita para o próximo triênio.

30 ANOS

A cerimônia de abertura do Congresso realizada na noite do dia 20/11, foi tomada de emoção com a exibição de documentário sobre as lutas e conquistas do Sindsef-RO nesses 30 anos de existência. Ao usarem a palavra, o discurso de toda diretoria foi de motivação ao fortalecimento e união da categoria. A noite encerrou com a palestra sobre Educação empreendedora, ministrada pelo ex-presidente da entidade e atual superintendente do Sebrae, Daniel Pereira.

Debates Políticos

No dia seguinte, a programação do congresso debateu sobre o cenário sociopolítico e econômico nacional, com a participação dos palestrantes convidados: José Silvestre, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos) e Rogério Antônio Expedito, da Condsef (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Federal).

A importância do caminhar sindical no Congresso Nacional, também foi tema abordado no evento, e teve como palestrantes convidados, os especialistas em questões dos servidores dos Ex-Territórios Federais, Vera Lúcia Rodrigues e José de Anchieta. Ambos possuem ampla experiência e atuação em assessoria parlamentar em Brasília e sempre colaboram voluntariamente com o Sindsef-RO nas demandas levadas a Câmara e Senado.

Estatuto Sindsef

A palestra sobre educação financeira, ministrada pelo professor Ildo Mussoi, da Coordenação Municipal de Ji-Paraná, abriu os trabalhos do último dia do congresso, dia 22/11, seguida das apresentações de teses, requerimentos, alterações estatutárias do Sindsef-RO e eleição de representantes da Comissão de Ética.

Instancia máxima do sindicato, o próximo congresso será realizado em 2022, conforme estatuto da entidade.






NOSSOS

PARCEIROS