Home > Notícias > Trinta e três anos de Sintsef Ceará - Nenhum direito a menos, sempre!

Trinta e três anos de Sintsef Ceará - Nenhum direito a menos, sempre!

Destacamos momentos que mudaram a vida das servidores e dos servidores públicos. Relembre conosco


Trinta e três anos de Sintsef Ceará - Nenhum direito a menos, sempre!
Reprodução

Sintsef-CE

No sábado, 16 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará (SINTSEF/CE) completou 33 anos de Fundação. Uma trajetória construída na luta e defesa do serviço público e dos direitos dos trabalhadores.

O começo

Fundado em 1989, no contexto da redemocratização do Brasil depois da ditadura militar e da conquista do direito a organização sindical garantido pela Constituição de 1988, O SINTSEF nasceu em um período de profundas transformações políticas. Nasceu em reuniões improvisadas no Sindicato dos Bancários e nas universidades, cresceu na luta das ruas durante o Governo Collor e suas políticas de arrocho econômico.

No começo, o esforço foi pela estruturação e valorização da carreira e pela garantia da estabilidade como prerrogativa da autonomia dos servidores. Depois vieram as lutas por melhorias salariais, planos, gratificações, incorporações e aposentadorias dignas, sempre mostrando como a garantia do direito dos servidores tem um impacto direto na qualidade dos serviços públicos prestados à população.

As Conquistas

Antenado com as demandas que a conjuntura apresenta, muitas são as conquistas do Sindicato a serem lembradas ao longo desses 33 anos. Como a reintegração massiva dos demitidos do governo Collor. Muitos são os retornos jurídicos e financeiros que o SINTSEF tem proporcionado aos seus filiados e filiadas, mas com certeza as maiores conquistas foram as arrancadas na mobilização da categoria, principalmente durante as greves.

Destacamos aqui três momentos que mudaram a vida das servidoras e dos servidores públicos:

1 – A greve de 1993, quando da presidência de Itamar Franco em que foi possível reduzir as mais de 70 tabelas salariais para apenas três dentro das carreiras dos trabalhadores do serviço público federal.

2 – A greve de 2008/2009, realizada durante o governo Lula, quando os servidores de nível médio recebiam complementação de salário mínimo e conquistaram a incorporação de gratificações ao vencimento base, aumentado de 6 a 7 vezes sua remuneração.

3 – A greve de 2005, no governo Dilma, que possibilitou a incorporação das gratificações de desempenho e da Gacen para servidores da saúde aos proventos dos aposentados e pensionistas.

Tempo presente

Hoje, o SINTSEF possui mais de oito mil filiados de mais de 40 órgãos públicos federais, entre fundações, autarquias e empresas públicas. Está presente em todo o Ceará por meio das oito delegacias sindicais espalhadas estrategicamente nas regiões do estado. Durante a pandemia não parou um dia sequer de trabalhar e participou de todas as manifestações de rua pautadas pelo movimento sindical para o período. Em 2022, concluiu uma importante reforma na sede de Fortaleza que está trazendo mais espaço, conforto e principalmente segurança para seus filiados e filiadas.

Apesar do tanto já feito e da maturidade alcançada, em termos de energia, o SINTSEF continua a manter a energia renovada diante dos desafios que a conjuntura aponta. O momento atual de enfrentamento ao governo Bolsonaro com o consequente crescimento da carestia e do custo de vida, do desmonte dos serviços públicos e da privatização das estatais às vezes pode desanimar aqueles que estão na luta. Entretanto, o nosso legado de compromisso e autonomia ao longo desses 33 anos, alimenta a certeza da força que tem a organização dos servidores públicos no Ceará e no país. Os presidentes passam, mas o nosso Sindicato fica, firme e convicto com a defesa dos ideais de transformação e justiça social.

Vida longa ao SINTSEF CEARÁ!






NOSSOS

PARCEIROS