Home > Notícias > Trabalhadores da Ebserh iniciam indicativo de greve por tempo indeterminado

Trabalhadores da Ebserh iniciam indicativo de greve por tempo indeterminado

No Maranhão, houve uma movimentação no Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA), que marcou o início do movimento paredista


Trabalhadores da Ebserh iniciam indicativo de greve por tempo indeterminado
Foto: Sindsep-MA

Sindsep-MA

Os trabalhadores da Ebesrh deram início hoje, 13, ao indicativo de greve por tempo indeterminado, que a categoria decidiu em assembleias setoriais.

No Maranhão, houve uma movimentação no Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA), que marcou o início do movimento paredista.

“A categoria sempre buscou um entendimento com a Direção da Ebserh, que diferentemente do que a empresa sustenta, sempre se manteve irredutível nas negociações, propondo sempre perdas reais para os trabalhadores”, afirmou Marcos Trovão, diretor de Comunicação do Sindsep/MA e membro da mesa de negociação do ACT 2020/2021 da Ebserh.

Ontem, 12, houve mais uma etapa frustrada de mediação do ACT 2020/2021 dos empregados da Ebserh no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Em reunião virtual realizada ontem, a empresa informou que enviou três propostas a Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais). Em todas há alteração do indexador de cálculo de insalubridade dos trabalhadores. Esse ponto é considerado cláusula pétrea e a mudança pode impor reduções salariais de até 27%.
A Condsef/Fenadsef e demais entidades que compõem a Mesa informaram ao TST não ter autorização dos trabalhadores para negociar proposta que mexa nesse item.

A Ebserh protocolou dissídio de greve. Nenhuma proposta de reajuste salarial também foi apresentada. Os trabalhadores devem seguir atentos. “A greve está mantida. Sigam o percentual mínimo informado por seu sindicato”, pontua o secretário-geral da Confederação.

“A greve está mantida e o Sindsep/MA dará a sustentação necessária para a manutenção do movimento. Os trabalhadores precisam ter seus direitos assegurados, não podemos aceitar qualquer tipo de manobra que tenha como finalidade prejudicar o trabalhador”, declarou Raimundo Pereira, presidente do Sindsep/MA.

Ainda hoje irão acontecer mais duas movimentações no HUUFMA, uma marcada para as 12h e a outra para as 19h.






NOSSOS

PARCEIROS