Home > Notícias > Sintsep-MS e entidades acionam Ministério Público para defender a democracia

Sintsep-MS e entidades acionam Ministério Público para defender a democracia

Sintsep-MS e entidades acionam Ministério Público para defender a democracia frente a atos golpistas que questionam resultado das eleições


Sintsep-MS e entidades acionam Ministério Público para defender a democracia
Foto: Jacqueline B. Lopes

Sintsep-MS

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Mato Grosso do Sul (Sintsep-MS) se somou ao Sindjor/MS, a outras entidades sindicais, movimentos sociais, entidades da sociedade civil e autoridades e participou, na última terça-feira (8), da entrega formal de uma representação junto ao Ministério Público Estadual (MPMS) e ao Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF) em defesa da democracia, solicitando a ação institucional para resguardar o direito da maioria dos cidadãos do povo brasileiro frente às agressões cometidas por grupos antidemocráticos bolsonaristas, que não concordam com o resultado das eleições presidenciais e conclamam um golpe militar.

A entrega foi realizada com a participação de representantes das entidades signatárias do documento, da sociedade civil organizada e autoridades que subscrevem a representação e contou com a cobertura de jornalistas de diversos veículos de comunicação.

Na representação, as entidades cobram que ambas instituições tomem medidas para desbloquear as vias obstruídas pelos manifestantes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados oito pontos de bloqueio em Mato Grosso do Sul, além da interdição, ora total, ora parcial, da avenida Duque de Caxias, em Campo Grande, onde está localizada a sede do Comando Militar do Oeste (CMO), e dá acesso ao principal aeroporto do estado. 

Na véspera do protocolo da representação, o Sindjor/MS recebeu diversos vídeos que mostram repórteres, cinegrafistas e auxiliares recebidos aos gritos, com palavras de baixo calão, ao tentarem fazer a cobertura deste atos. Os registros em vídeo que, até o momento, foram apresentados ao sindicato, apresentam equipes do SBT MS, TV Guanandi (Band), e dos sites Campo Grande News e TopMídia News sendo hostilizados pelos manifestantes. Também circulam na internet vídeos de testemunhos de pessoas vítimas de intimidações e agressões praticadas pelos manifestantes golpistas.

O SintsepMS foi representado nos atos pelo diretor Adilson Nascimento dos Santos. “O SintsepMS, a Condsef/Fenadsef e a CUT acompanharam o processo eleitoral e testemunharam que, apesar das interferências antidemocráticas cometidas pelo atual mandatário do país tentando fraudar a expressão a da vontade popular, a Justiça Eleitoral e o povo brasileiro realizaram um processo eleitoral legítimo, democrático e limpo. O resultado eleitoral demonstrou que a maioria do povo brasileiro quer mudança. Quer emprego, renda digna, cuidado com a saúde, com a educação, com o meio ambiente, com a distribuição de renda. Aqueles que desejam um país desigual, pária internacional, conflagrado interna e externamente, são minoria e devem aceitar a soberania da vontade popular”, afirmou o diretor.

Assinam a representação as seguintes entidades:

Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania – ADJC/MS

Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul - CUT-MS 

Fórum Estadual Permanente das Entidades do Movimento Negro de MS

Sindicato Campo-Grandensse de Professores - ACP

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul

Sindicato dos Radialistas de MS – Sintercom MS

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em MS – SintsepMS

Amarildo Cruz – Deputado Estadual de MS

Ayrton Araújo – Vereador em Campo Grande

Camila Bazachi Jara – Vereadora em Campo Grande e deputada federal eleita

Pedro Gonçalves Kemp – Deputado Estadual de MS






NOSSOS

PARCEIROS