Home > Notícias > Sintsep-GO apoia nota da CUT-GO em defesa da democracia brasileira

Sintsep-GO apoia nota da CUT-GO em defesa da democracia brasileira

A CUT Goiás se insurge contra essa ação de insegurança política e conclama as instituições democráticas para que reajam com veemência a este ataque e promovam a responsabilização constitucional


Sintsep-GO apoia nota da CUT-GO em defesa da democracia brasileira
Reprodução

Sintsep-GO

CUT Goiás se posiciona contra comportamento irresponsável de Jair Bolsonaro, que convoca manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Nota de Repúdio é reforçada pelo Sintsep-GO!

NOTA DE REPÚDIO

Durante o Carnaval, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disparou em seu WhatsApp uma convocatória para mobilizar seus aliados para atos golpistas no próximo dia 15 de março, nos quais o mote é nada menos que ataques ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Trocando miúdos, o mais alto mandatário da nação está fomentando ataques à democracia e à estabilidade social. Como tem sido recorrente nos últimos tempos, esse ato, em si um crime de responsabilidade, está sendo minimizado como sendo de “cunho pessoal” do presidente. Não custa lembrar:

O Art. 2 da Constituição Federal define: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

No Art. 85: São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:
II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação;

A Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT Goiás) se insurge contra essa ação de insegurança política e conclama as instituições democráticas para que reajam com veemência a este ataque e promovam a responsabilização constitucional.

A CUT Goiás defende a democracia, a liberdade, o Estado Democrático de Direito e a garantia da realização de todos os direitos humanos para todos/as os/as brasileiros/as. Bolsonaro, novamente passa de todos os limites e descumpre a Constituição ao criar tensão institucional.

Essa estratégia de colocar o povo contra os legisladores e a Suprema Corte é recorrente em regimes totalitários. Nossa democracia está sendo ameçada e todas as forças sociais, sindicais, populares e políticas que defendem a Constituição precisam se posicionar imediatamente.

Vamos nos mobilizar sim, mas contra a fome, a violência, o desemprego, os cortes no orçamento das políticas públicas, o baixo crescimento da economia, os ataques contra as universidades brasileiras e a falta de concurso público. 

Não ao Autoritarismo!
Em defesa da Democracia e de nossa Constituição!

A Direção
Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT Goiás)






NOSSOS

PARCEIROS