Home > Notícias > Sintsef consegue a reintegração de mais um empregado público da Conab

Sintsef consegue a reintegração de mais um empregado público da Conab

Das cerca de 120 mil pessoas demitidas injustamente no Governo Collor entre 1990 e 1992, apenas 10% retornaram ao serviço público


Sintsef consegue a reintegração de mais um empregado público da Conab
Foto: Divulgação / Sintsef-CE

Sintsef-CE

A vida de João da Silva Gomes deu uma guinada de 180° no dia 2 de julho de 2018. Depois de acordar e tomar café com a família ele foi para o primeiro dia de trabalho após sua reintegração à Companhia Nacional de Abastecimento, onde atua como Conferente de Mercadorias. João da Silva foi um dos demitidos injustamente da empresa pública em 1990, quando o então presidente Fernando Collor demitiu e exonerou mais de 120 mil trabalhadores públicos. Na época, Collor alegou enxugar a máquina pública e caçar os marajás do Brasil. Anos depois, o próprio presidente foi cassado em um processo de impeachment, acusado de corrupção.

Com as demissões e exonerações, carreiras foram destruídas e famílias fortemente impactadas, trabalhadores se suicidaram, outros entraram em depressão. Mas, João da Silva conta que sempre teve fé e nunca desistiu de voltar à Conab. “Eu gostava muito da empresa, pra mim foi difícil, quando eu saí eu tinha 9 anos de empresa, era meu primeiro emprego. A ingratidão foi grande, mas eu tenho muita fé em Deus. Sabia que ia voltar.”

A demissão de João da Silva aconteceu em 1990. No mesmo ano, entrou com o pedido de reintegração por aviso direto pelo Sintsef/Ce, conseguiu a reintegração em 1992, mas perdeu o processo e voltou a ser afastado em 1993. Tentou o processo de anistia judicial, também arquivado. Por último, entrou com um processo de anistia administrativa em 1994, que foi deferido em 2018. Depois de 24 anos tramitando, João da Silva é o primeiro servidor da Conab a ser reintegrado no governo golpista de Michel Temer (MDB).

Durante o tempo que passou afastado, trabalhou em diversas atividades, por último estava empregado como segurança de banco. Diz que deve seu retorno ao trabalho do Sintsef, se sente muito grato ao colega de Conab, Elizeu Lima Sousa, integrante atual da Direção Colegiada, que também não desistiu da sua reintegração. O Sintsef/Ce acompanha atualmente 36 processos semelhantes.

João é casado e pai de três filhos, sabe que foi injustiçado e a reintegração é só um dos passos para a reparação. Ele pretende continuar buscando seus direitos e continua contando com o apoio do Sintsef. Segundo Elizeu Lima Sousa: “nossa assessoria jurídica está sempre pronta para receber os filiados”. Ainda falando da Conab o diretor complementa: “a conab não publicou o fim do prazo da reintegração dos anistiados, então quer dizer que todos os trabalhadores que tem a carta de anistia têm a possibilidade de voltar. Até o final desse ano, se não sair a convocatória desse pessoal, o SINTSEF deve entrar com um mandado de segurança pedindo a reintegração desses colegas.”






NOSSOS

PARCEIROS