Home > Notícias > Sintsef-BA participará dos Congressos da Condsef/Fenadsef

Sintsef-BA participará dos Congressos da Condsef/Fenadsef

Este ano, o tema da delegação do sindicato será 'Na arte e na luta a gente se encontra', com a imagem de um berimbau. A ideia é fazer frente aos constantes ataques do governo e seus seguidores à arte e à cultura do Brasil


Sintsef-BA participará dos Congressos da Condsef/Fenadsef
Foto: Pixabay

Sintsef-BA

OSintsef-BA prepara-se para participar dos congressos simultâneos da Condsef e Fenadsef, que terão início nesta sexta-feira, 13, em Brasília. Este ano, o tema da delegação do sindicato será “Na arte e na luta a gente se encontra”, com a imagem de um berimbau. A ideia é fazer frente aos constantes ataques do governo e seus seguidores à arte e à cultura do Brasil (sobretudo a cultura negra, no deboche com a escravidão). Escolher um símbolo cultural e também de luta, como o berimbau, tradicionalmente associado à capoeira, equivale a ressaltar a importância da cultura negra da Bahia (e do Brasil) bem como a reforçar o chamado à luta contra o racismo e contra qualquer projeto de opressão.

De caráter múltiplo e ora vista como luta ou dança, ora como esporte, como lembra a Fundação Pierre Verger, a capoeira é uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras. Com base em elementos de origem africana, foi desenvolvida no Brasil pela população africana escravizada. Desde o seu surgimento em tempos coloniais, a capoeira foi estigmatizada e não era bem-vista, tornando-se uma forma de resistência dos africanos e dos seus descendentes. Depois de sair da proibição, tornou-se uma atividade corporal cada vez mais popular. Hoje ela expressa, em primeiro lugar, ancestralidade, valores culturais e memória.

É justamente essa a mensagem de resistência que a delegação do Sintsef-BA quer levar para o XIII Congresso da Condsef (Concondsef) e o IV Congresso da Fenadsef (Confenadsef), que se estenderão até domingo no Hotel Nacional, em Brasília. São aguardados cerca de 450 participantes, incluindo convidados para painel de debates sobre conjuntura e desafios para a Classe Trabalhadora, que contará com análises da CUT Nacional, Dieese, Diap e ISP. A programação ainda inclui construção de um plano de lutas e eleição de diretoria para o próximo quadriênio.

O Secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, destaca a riqueza deste momento, em que centenas de líderes sindicais da categoria dos servidores públicos federais, vindos de todas as partes do País, encontram-se para discutir conjuntamente estratégias de reivindicação de pautas, que neste momento ultrapassam o corporativismo. “Nossa maior preocupação no momento é pela defesa dos serviços públicos gratuitos e de qualidade. Obviamente que queremos reajuste salarial, até porque nossas remunerações estão congeladas há três anos, mas o que tem tirado nosso sono e nos enraivecido para a luta árdua é a ameaça de desmonte completo do Estado”, comenta Silva.

Reforma administrativa, redução de jornada de trabalho dos servidores, privatizações em massa de empresas estatais, revogação do Teto de Gastos e construção da Greve Geral de 18 de março, além de outras ações, devem ser os temas principais dos debates.

(Com informações da Condsef e Fundação Pierre Verger)






NOSSOS

PARCEIROS