Home > Notícias > Sintsef-BA convida para um debate sobre Reforma da Previdência em sua sede

Sintsef-BA convida para um debate sobre Reforma da Previdência em sua sede

Evento será realizado na próxima quarta-feira, 21/08, às 10h. A atividade contará com a participação da Supervisora Técnica do DIEESE, Ana Georgina Dias


Sintsef-BA convida para um debate sobre Reforma da Previdência em sua sede
Foto: Sintsef-BA

Sintsef-BA

O SINTSEF-BA convida os trabalhadores e trabalhadoras de sua base a participarem de um importante DEBATE sobre a Reforma da Previdência, novas regras para Aposentadoria e os impactos na vida dos trabalhadores, a ser realizado na próxima quarta-feira, 21/08, às 10h, na sede do sindicato. A atividade contará com a participação da Supervisora Técnica do DIEESE, Ana Georgina Dias, que falará sobre o tema e esclarecerá dúvidas dos presentes.

A proposta de Reforma já foi aprovada em duas votações na Câmara dos Deputados e segue agora para o Senado, onde também será discutida e votada em dois turnos. Na Câmara, os destaques que tentavam amenizar os prejuízos da proposta para a sociedade foram rejeitados. Com isso foram mantidas no texto questões que afetam diretamente a classe trabalhadora e a população mais carente, que dependem dos benefícios da Previdência para sobreviver:

Além de ampliar a idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres, a reforma acaba com alguns benefícios garantidos constitucionalmente hoje, como a aposentadoria especial. Direito conquistado há quase 60 anos, a aposentadoria especial pode ser abolida da vida das pessoas que trabalham em condições que comprometem à saúde. A CONDSEF/FENADSEF alerta que PEC 06/2019 propõe a exclusão da aposentadoria especial para trabalhadores expostos à periculosidade e a torna sem efeito para aqueles expostos a agentes nocivos, sob a justificativa de que essa parcela dos trabalhadores é privilegiada, uma vez que se aposenta mais cedo, sem levar em conta a condição de risco.

Entre o funcionalismo público federal, os servidores do Ministério da Saúde, por exemplo, trabalham no setor de endemias, têm direito ao benefício, já que manipulam materiais tóxicos. “A legislação previdenciária brasileira prevê, desde 1960, proteção diferenciada para os trabalhadores que exercem atividades insalubres, penosas ou perigosas”, destaca a CONDSEF. O debate será uma oportunidade fundamental para esclarecer esse e outros temas relacionados à questão.

Entender a proposta de Reforma é fundamental para conhecer o que está em jogo neste momento para o futuro do país, de sua vida, dos seus familiares e amigos. Com essa atividade, o SINTSEF-BA espera ampliar o acesso às informações, desmistificar os discursos oficiais do governo e mostrar as consequências das alterações sofridas no texto original.  

Participe! Informe-se e esclareça as suas dúvidas. A Previdência Pública brasileira É DE TODOS NÓS. Defenda o DIREITO À APOSENTADORIA. Junte-se a nós para que possamos barrar essa Reforma perversa e enfrentar a próxima etapa da tramitação da reforma no Senado, já em andamento.






NOSSOS

PARCEIROS