Home > Notícias > Sintrafesc defende isolamento social. Não é só uma gripezinha

Sintrafesc defende isolamento social. Não é só uma gripezinha

Precisamos garantir de imediato e em primeiro lugar, a vida das pessoas, e ao final do processo continuaremos na luta por um Estado verdadeiramente democrático, capaz de alavancar a economia com justiça social


Sintrafesc defende isolamento social. Não é só uma gripezinha
Reprodução

Sintrafesc

O Sintrafesc, Sindicato dos Trabalhadores no Servidores Público Federal no Estado de Santa Catarina, vem à público externar sua posição em relação à Pandemia do Coronavírus:

Primeiro, a pandemia não é só uma “gripezinha” como tem propagado o Presidente da República. O corona vírus é uma doença mortal que atinge principalmente a população mais idosa mas também tem matado jovens, inclusive crianças. O isolamento social, como tem demonstrado as experiências no mundo inteiro tem se mostrado a arma mais eficaz no combate à propagação da doença.

Países que levaram a sério desde o início o isolamento social, tem alcançado relativo sucesso na contenção da doença. Já países que desconsideraram a gravidade da pandemia estão sofrendo as consequências por tamanha irresponsabilidade. A exemplo da Itália, Espanha e Estados unidos da América, hoje detém o maior número de infectados e de óbitos, batendo recordes diários tanto de infectados como de mortos.

O Brasil como tem apontado estudos científicos poderá se tornar, em breve, o epicentro mundial de propagação da doença levando-se em conta as condições sociais como moradia, saneamento básico, carência de hospitais, UTIs e reduzido número de profissionais da saúde. Tal realidade evidencia a catástrofe que poderá se tornar a pandemia no Brasil.

Diante da gravidade do quadro que ora se apresenta, o Sintrafesc, juntamente com as demais entidades do movimento sindical e social assume posição favorável ao isolamento social enquanto durar as recomendações internacionais de controle à pandemia. E que os serviços públicos, exceto os serviços de proteção à saúde, sejam realizados de forma remota sem prejuízo aos trabalhadores e trabalhadoras.

O Sintrafesc endossa também as demais medidas sugeridas pelas organizações sindicais e populares: que seja criado urgentemente um fundo social para garantir renda mínima aos trabalhadores informais e desempregados; que seja ampliado em todo o país o número de leitos hospitalares e de UTIs juntamente com a imediata contratação de profissionais da saúde para atender a população infectada; que o congresso nacional, as assembleias legislativas e as câmaras de vereadores suspendam por tempo indeterminado, qualquer votação que venha retirar ou colocar em dúvida direitos da classe trabalhadora; que o governo federal suspenda imediatamente e por tempo indeterminado o pagamento dos serviços da dívida pública (e que a mesma passe  por uma auditoria para que o povo possa saber sua origem uma vez que é com o dinheiro do povo que a dívida é paga); e que seja criado, em regime de urgência, um imposto sobre as grandes fortunas e sobre o lucro das grandes empresas, em especial, dos bancos.

Com essas medidas entendemos que haverá recursos suficientes para garantir, durante o período da quarentena, tanto o sustento do povo brasileiro quanto do atendimento das políticas públicas necessárias para o combater à pandemia. Precisamos garantir de imediato e em primeiro lugar, a vida das pessoas, e ao final do processo continuaremos na luta por um Estado verdadeiramente democrático, capaz de alavancar a economia com justiça social.

Sintrafesc - Sindicato Dos Trabalhadores No Servidores Público Federal No Estado De Santa Catarina






NOSSOS

PARCEIROS