Home > Notícias > Sintrafesc completa 32 anos

Sintrafesc completa 32 anos

Conheça um pouco da história da entidade, que há mais de 3 décadas vem agindo como instrumento modificador da sociedade, dedicando-se à defesa dos direitos dos servidores, da classe trabalhadora e soberania do povo brasileiro


Sintrafesc completa 32 anos
Reprodução

Sintrafesc

Em 1984, ainda sob regime militar, foi dado o primeiro passo para a organização dos servidores públicos federais em Santa Catarina. Nesta data, um ousado grupo de servidores fez surgir o primeiro instrumento de unificação da luta sindical em Santa Catarina, a federação dos servidores públicos federais de SC, que aglutinava associações de servidores de diversos órgãos e que passou a atuar com caráter sindical.

Em 1988, a nova constituição federal resultado de muitas lutas da sociedade e inclusive desse grupo de servidores públicos federais, garantiu o direito à livre associação. E em assembleia realizada no dia 05 de novembro de 1988, os servidores públicos federais de Santa Catarina não perderam tempo na decisão em criar o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público em SC, o Sintrafesc. Foi o nome para uma luta que já acontecia, pois estava ocorrendo uma greve há 15 dias, e que durou mais outros 50 dias, além. Dessa vez, sob o título de "Sintrafesc".

Participaram da fundação do Sintrafesc, 46 servidores oriundos de sete órgãos que aprovaram o estatuto da entidade, a diretoria e o conselho fiscal provisório, que veio a atuar por nove meses, e preparou a primeira eleição em setembro de 1989.

O primeiro presidente provisório foi Odilon Silva, que liderou uma campanha para a organização dos servidores no Estado em quarenta órgãos na base do Sintrafesc.

E em 1993, foi criada em Chapecó, a primeira delegacia regional na base do Sintrafesc. A região Oeste que já contava com mais de dez delegados sindicais.

Neste dia 05 de novembro de 2020, comemoramos 32 anos dessa rica história, com muitas lutas e vitórias da classe trabalhadora.

O Sintrafesc, sempre se caracterizou por sua autonomia e independência de partidos e governos na defesa dos serviços públicos e de seus servidores e suas servidoras. Manteve uma fina sintonia com o movimento sindical e organizações populares, buscando sempre a transformação social, rumo a uma sociedade com justiça social para todos/todas. Lutamos na defesa dos(as) servidores(as) e do serviço público, mas não só, também lutamos na defesa de toda a classe trabalhadora, por igualdade de direitos entre homens e mulheres, independente de etnia ou credo religioso, por uma imprensa livre e imparcial, por soberania do brasil e de seu povo, pela garantia de suas riquezas e de nosso patrimônio histórico e cultural. Somos acima de tudo, intransigentes na defesa da democracia e do estado de direito, na busca de uma nação livre do jugo interno e externo, enfim, somos um sindicato plural.

Neste dia tão importante para a classe trabalhadora, parabenizamos todos(as) aqueles(as) servidores(as) que de uma forma ou de outra participaram dessa história. Mesmo com tantos ataques desferidos pelos governos que passaram, em especial ao atual governo, que neste momento tenta desferir o mais mortal dos ataques aos serviços públicos e seus servidores..., mas JUNTOS e JUNTAS, haveremos de resistir e alcançar mais essa vitória.






NOSSOS

PARCEIROS