Home > Notícias > Sindsep resgata trabalho de formação da sua base durante Seminário

Sindsep resgata trabalho de formação da sua base durante Seminário

O encontro tem como objetivo formar e reorganizar a base da entidade, trabalho que estava parado há algum tempo


Sindsep resgata trabalho de formação da sua base durante Seminário
Foto: Sindsep-PE

Sindsep-PE

O Sindsep realiza até este sábado a terceira e última etapa do Seminário Preparatório para Representante Sindical de Base (RSB). O Seminário que teve início no último dia 16 reuniu servidores públicos de todos os órgãos federais e de todas as regiões de Pernambuco, no município de Belo Jardim, Agreste do Estado. Dessa vez, o seminário está sendo realizado com os servidores da Região Metropolitana do Recife. 

O encontro tem como objetivo formar e reorganizar a base da entidade, trabalho que estava parado há algum tempo. Após essa etapa, o sindicato irá preparar a eleição dos delegados de base da entidade e, na sequência, recompor seu Conselho Deliberativo com os eleitos.

Durante as oficinas, interações de grupo e atividades individuais do Seminário, a equipe de formação do Sindsep está trabalhando questões como as dificuldades geradas pela falta de investimento no setor público diante da evolução do mundo do trabalho e dos novos instrumentos tecnológicos. Debate a situação política e econômica do Brasil e sua influência direta no setor público devido ao congelamento de investimentos e salários por 20 anos.
Os participantes também estão tendo a oportunidade de relembrar a história da luta dos trabalhadores brasileiros, discutir sobre a importância da união e mobilização dos servidores e do papel da CUT, da Condsef/Fenadsef, do Sindsep-PE e dos representantes de base nesse processo. 

“Acredito que o caminho correto é fazer o movimento sindical pela base para aumentarmos a mobilização tão necessária nesse momento difícil pelo qual passa o Brasil e a classe trabalhadora. Só assim conseguiremos lutar por um serviço público e por políticas públicas fortalecidas. E esse Seminário é o ponto de partida para a eleição dos Representantes Sindicais de Base, que vivenciam as especificidades de cada órgão federal, podem levar as demandas para a entidade sindical e nos auxiliar na mobilização dos trabalhadores”, destacou e coordenador geral do Sindsep, José Carlos de Oliveira. 

Durante o encontro, o secretário geral do Sindsep-PE, José Felipe Pereira, lembrou da importância de um trabalho continuado de formação para repassar aos servidores informações sobre o que está acontecendo no país e como todos podem se defender. Para Felipe, a união é a chave. “Os servidores tem um grande desafio: derrotar a Emenda que prevê arrocho de 20 anos nas políticas públicas. Estamos nos primeiros anos e já temos retrocessos na saúde, educação e segurança. Os servidores estão há dois anos sem aumento. A população também sofre. Precisamos estabelecer um diálogo com a sociedade. Temos uma eleição pela frente e todo trabalhador deve votar nos representantes dos trabalhadores”, alertou.

Para a diretora de Formação Político-Sindical do Sindsep, Elna Melo, o trabalhador brasileiro começa a se indgnar com a situação do país. “E essa indignação vem em um momento importante que é o de eleições para que haja reação social”, destacou. 

Segundo Elna, o processo de formação não pode se resumir apenas ao Seminário. “Precisam continuar lendo e observando o que está acontecendo. Você pode ler um jornal tradicional, mas precisa ler um contraponto para saber se aquela informação é verdadeira. E a entidade sindical pode ser esse contraponto. Os trabalhadores precisam ler mais a página do sindicato na internet, nossos jornais e revistas”, observou Elna.

Opinião do Servidor

Para Paulo Roberto Pereira, da SFA, que já foi representante de base, o Seminário está sendo bastante proveitoso. “Quero retomar o trabalho de Representante de base para conscientizar, mobilizar e unir os servidores. Esse é um papel fundamental”, disse. 

Já o servidor Rosan Glauber de Lima, do Ministério da Saúde de Caruaru, nunca foi representante de base e também não havia participado de nenhuma formação promovida pelo Sindsep. “Agora estou motivado a ter um papel mais ativo. Esse curso me atualizou em assuntos importantes. Como representante de base, terei como ajudar na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do meu órgão”, sublinhou. 
 






NOSSOS

PARCEIROS