Home > Notícias > Sindsep ingressará com ação para pagamento de adicionais aos filiados

Sindsep ingressará com ação para pagamento de adicionais aos filiados

Além da ação jurídica, os trabalhadores estão prometendo entrar em greve, caso não haja uma solução


Sindsep ingressará com ação para pagamento de adicionais aos filiados
Foto: Sindsep-PE

Sindsep-PE

Os servidores do Ministério da Saúde e Funasa de Pernambuco decidiram, durante assembleia realizada nesta quarta-feira (23), autorizar o Sindsep-PE a ingressar com uma ação judicial para garantir o pagamento dos adicionais ocupacionais, como insalubridade e periculosidade, por parte do Governo Federal.

O Governo suspendeu o pagamento dos adicionais, por meio de um memorando circular, expedido no dia 21 de dezembro, alegando que estaria fazendo uma migração em seu sistema de informática e precisava ter laudos atualizados dos servidores para identificar se eles fazem ou não jus aos benefícios. No entanto, esses laudos devem ser emitidos pelo órgão em que o servidor está lotado e não pelo trabalhador. 

Alguns órgãos emitiram os laudos atualizados no mês de dezembro, como foi o caso do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE). Em tratativa com o Ministério da Saúde, os representantes dos servidores acordaram que os adicionais não seriam cortados até o Ministério providenciar todos os laudos. Mas o Planejamento acabou não levando o acordo em consideração e os servidores já receberam seus contracheques de janeiro sem os adicionais. 

“A estrutura do Ministério da Saúde é muito grande. São diversos locais de trabalho espalhados por todo o país. Só em Pernambuco, são 184 municípios. Ou seja, o processo é demorado. Não há como solucionar isso em um mês”, comentou o secretário geral do Sindsep-PE, José Felipe Pereira. 

Na ação, o Sindsep irá pedir uma decisão antecipada com urgência por parte do juiz, para o pagamento dos adicionais, antes que ele analise o caso em detalhes. 

Importante destacar que, devido a nova reforma Trabalhista, o Sindsep só poderá ingressar com a ação para solicitar o pagamento dos adicionais para os servidores filiados ao Sindicato. Servidores que ainda não são filiados devem preencher suas fichas de filiação o quanto antes para garantir a inclusão, posterior, de seus nomes na ação. 

Além da ação jurídica, os trabalhadores estão prometendo entrar em greve, caso não haja uma solução. Atualmente, os servidores do MS e Funasa, estão combatendo epidemias como as de Zica, Dengue, Chikungunya, Chagas, Malária e Leishmaniose e em contato direto com produtos químicos, estando sujeitos a riscos biológicos.

Representantes da Condsef/Fenadsef estiveram reunidos com integrantes do MS na última segunda-feira (21) e ouviram a promessa de que a demanda seria repassada ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e uma resposta seria dada até sexta-feira (25).   






NOSSOS

PARCEIROS