Home > Notícias > Sindsep critica privatização e cobra punição de mais um crime ambiental em MG

Sindsep critica privatização e cobra punição de mais um crime ambiental em MG

Entidade filiada à Condsef/Fenadsef em Minas Gerais lamenta mais um crime ambiental que deixa um cenário de horror e tragédia em Brumadinho. O estado de Minas vive sob risco iminente de novas tragédias que podem ser evitadas


Sindsep critica privatização e cobra punição de mais um crime ambiental em MG
Foto: Lucas Landau/BBC Brasil

Sindsep-MG

Leia íntegra da carta-denúncia da direção colegiada do Sindsep-MG:

A Direção do Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal do Estado de Minas Gerais, SINDSEP-MG, se demonstra estarrecido com o crime ambiental ocorrido em Brumadinho-MG, na última sexta-feira, 25, em decorrência da negligência da VALE S.A. Segundo o Corpo de Bombeiros, já foi confirmada a morte de 58 pessoas e há 305 desaparecidos. 

Infelizmente, o crime se repete: em novembro de 2015, a Barragem de Fundão, em Mariana, se rompeu, causando a morte de 17 pessoas, deixando centenas de famílias desabrigadas e 11 toneladas de peixes mortos pela lama de rejeitos de minério que se espalhou pelo Rio Doce entre Minas e Espírito Santo. A VALE S.A parece não ter aprendido a lição.

O SINDSEP-MG acredita que tais crimes poderiam, sim, terem sido evitados. E, ressalta que, com as privatizações, em 1997, os acidentes de trabalho cresceram assustadoramente, bem como os riscos de crime ambiental. Até o momento, é notória a falta de respeito com os trabalhadores, trabalhadoras e as comunidades que vivem no entorno das barragens. Observa-se, ainda, que a Justiça tem sido omissa na punição dos criminosos e com relação à indenização às vítimas desses crimes ambientais.

Diante desses acontecimentos, a Direção Colegiada do SINDSEP-MG vem apresentar esta carta-denúncia contra o crime ambiental e humano ocorrido na cidade de Brumadinho, fruto da irresponsabilidade social e do sistema capitalista, que visa o lucro a qualquer preço. Sendo assim:

Exigimos punição imediata dos criminosos!
Indenização imediata às vítimas dos crimes de Mariana e Brumadinho!
Não a privatização de Empresas Públicas!

DIREÇÃO COLEGIADA/SINDSEP-MG






NOSSOS

PARCEIROS