Home > Notícias > Sindsep-AP participa de ato dos atingidos por barragens em Ferreira Gomes

Sindsep-AP participa de ato dos atingidos por barragens em Ferreira Gomes

População de Ferreira Gomes em caminhada pelas ruas da cidade denunciou descaso de Hidrelétricas com a população do município, e fez alerta sobre acidentes ambientais como enchentes e constante mortandade de peixes no rio Araguari


Sindsep-AP participa de ato dos atingidos por barragens em Ferreira Gomes
Foto: Sindsep-AP

Sindsep-AP

Aconteceu nesta sexta-feira, 01 de fevereiro de 2019, às 09 horas, em Ferreira Gomes a caminhada do Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB. O objetivo da manifestação foi alertar a população do município e autoridades mais uma vez sobre os riscos de novos acidentes, como o acontecido em 2015, quando a encecadeira da Barragem se rompeu e alagou parte da cidade de Ferreira Gomes. Além das constantes mortandade de peixes que ocorrem no rio Araguari.

A caminhada saiu da praça do bairro da Montanha, seguindo pelas ruas Osmar Cláudia, Coaracy Nunes, José do Patrocínio até a Avenida Duque de Caxias, conhecida como Avenida beira-rio, onde os manifestantes fizeram uma parada para as falas em frente ao fórum, Juiz Mário Cézar Kaskelis. Durante essa parada o presidente do MAB, professor Moroni Pascule, lembrou das principais reivindicações do movimento as que não foram cumpridas, e que tiveram os recursos desviados para outras atividades. 

Moroni lembrou que foram desviados pelo Governo do Estado cerca de R$ 4,5 milhões dos R$ 11 milhões que fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta - TAC assinado entre a Ferreira Gomes Energia e o Ministério Público Estadual. O valor desviado estava destinado para a construção da Unidade do Super Fácil Rural, no município de Porto Grande, que deveria atender as comunidades rurais da região centro-oeste do Amapá, que corresponde os municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca e Serra do Navio.

A manifestação também fez uma parada em Frente ao Ministério Público Estadual e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, oportunidade em que o Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá – Sindsep/AP presente no evento também participou da manifestação. O secretário de finanças, Errolflynn Paixão, falou sobre a luta encampada pelo Sindicato em defesa, não só dos servidores públicos mais também em defesa da Vida das populações menos favorecidas.

“Estamos aqui reivindicando o direito das pessoas que foram perdidos com a construção das barragens no Rio Araguari, essas obras só visam lucro e esquecem os verdadeiros donos da terra”, lembrou Errolflynn Paixão.

O diretor do Sindsep/AP lembrou ainda as tragédias de Mariana e Brumadinho. “Não podemos esquecer as mortes das pessoas nessas duas tragédias, isso pode acontecer a qualquer momento no nosso estado e temos que ficar em alerta o tempo todo, o que queremos nesse ato é justiça por meio da reparação pelos danos causados ao meio ambiente e antes que tragédias maiores aconteçam no Amapá”, afirmou

A secretária de Imprensa do Sindsep/AP, Maria Neuziana Castro também participou da caminhada, juntamente com parte da equipe de comunicação que fez a cobertura da manifestação. 

Também participaram da manifestação o Greenpeace, Colônia de Pescadores Z-7, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ferreira Gomes, Comitê Local do Fórum Social Panamazônico no Amapá. Além da comunidade local. 

No final do ato o presidente do MAB, professor Moroni Pascuale convocou os participantes para a audiência pública de prestação de contas que deve acontecer no mês de março, entre a Hidrelétrica Ferreira Gomes Energia, Ministério Público Estadual e a população do município de Ferreira Gomes.

Valdecir Bittencourt
Secretaria de Imprensa do Sindsep/AP






NOSSOS

PARCEIROS