Home > Notícias > Sindiserf-RS ressalta a importância de defender o serviço público em Dia de Mobilização

Sindiserf-RS ressalta a importância de defender o serviço público em Dia de Mobilização

Na avaliação da secretária geral do Sindiserf-RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, apenas com a união e mobilização será possível garantir algum reajuste


Sindiserf-RS ressalta a importância de defender o serviço público em Dia de Mobilização
Fotos: Renata Machado/Sindiserf-RS

Sindiserf-RS

Esta terça-feira (31) é Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial dos servidores federais, que estão há sete anos com salários congelados. Em Porto Alegre, diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) visitaram diversos órgãos ao longo do dia, conversando e mobilizando a categoria.

Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio), Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se engajaram e participaram das atividades.

Na avaliação da secretária geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch, apenas com a união e mobilização será possível garantir algum reajuste. “Apesar da previsão orçamentária do ano incluir recursos para o funcionalismo, o governo de Jair Bolsonaro não encaminhou o Projeto de Lei (PL), necessário para garantirmos o reajuste. Esse PL ainda pode ser encaminhado, por isso precisamos nos mobilizar”, explicou a dirigente nos órgãos.

Ela lembrou que os servidores do legislativo e do judiciário garantiram 18% de reajustes, que serão pagos em três anos. “Queremos uma negociação melhor, pois de acordo com o Dieese, a defasagem nos nossos salários passa de 30%”, disse. A volta das negociações em mesas setoriais, que tratam de questões específicas, também foi abordada nos encontros com a categoria.

O secretário geral adjunto do Sindiserf/RS, José Mário Amaral Virue, destacou que não há nada ganho. “Tudo leva a crer q teremos reajuste esse ano, mas precisamos de mobilização. Se não tivermos fazendo barulho e pressionando os parlamentares não teremos reajuste”, declarou ele aos servidores do Ibama e do IcmBio.

O ato realizado no prédio do Incra/Mapa contou com a presença de representantes do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários do RS (Anffa Sindical RS). Já na Funasa, os diretores relataram como está a mobilização para reverter a extinção do órgão.

O dia 7 de fevereiro foi confirmado como data oficial para instalação da mesa de negociação permanente com servidores do Executivo Federal. Por isso, a próxima terça-feira (7), deve ser de mobilização e vigília dos servidores federais.

Em Brasília, um ato aconteceu a partir das 14h e pela manhã, foi realizado um tuittaço com o uso da hashtag #RecomposiçãoJá. O Dia Nacional de Mobilização foi convocado pelo Fonasefe e o Fonacate, fóruns que reúnem o conjunto de servidores públicos federais.






NOSSOS

PARCEIROS