Home > Notícias > Sindiserf-RS repudia declaração racista de Nagelstein

Sindiserf-RS repudia declaração racista de Nagelstein

Combater a desigualdade racial é urgente!


Sindiserf-RS repudia declaração racista de Nagelstein
Reprodução

Sindiserf-RS

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) repudia veementemente a declaração preconceituosa do vereador e candidato derrotado à Prefeitura de Porto Alegre, Valter Nagelstein (PSD). Na disputa pela prefeitura, ele ficou em sexto lugar, com 3,10% dos votos. Na terça-feira (17), formalizou o seu apoio à candidatura de Sebastião Melo (MDB) no segundo turno.

Num áudio compartilhado no começo desta semana, Nagelstein afirma que os vereadores eleitos pelo PSOL para a Câmara Municipal na próxima legislatura são pessoas “sem nenhuma tradição política, sem nenhuma experiência, sem nenhum trabalho e com pouquíssima qualificação formal” e ainda “muitos deles jovens, negros, quer dizer, o eco àquele discurso que o PSOL foi incutindo na cabeça das pessoas”.

A manifestação repercutiu após o áudio viralizar nas redes sociais e diversas entidades e pessoas, inclusive os vereadores atacados repudiaram a declaração carregada de preconceito do vereador. Essa não é a primeira vez que Nagelstein se envolve em polêmicas por sua postura preconceituosa, no começo de abril, auge da pandemia, o vereador compartilhou um conteúdo nas redes sociais mostrando um velório típico de Gana, país do oeste africano, onde pessoas dançando acompanham um caixão, ironizando os mortos pela covid-19.

Diante disso, o Sindiserf/RS manifesta o seu repúdio às declarações de Nagelstein, assim como refuta todo e qualquer comportamento racista. A nossa entidade lamenta, ainda, que tais manifestações persistem em nossa sociedade e que pessoas preconceituosas ocupam lugares de representatividade.

Expressamos também o nosso apoio e solidariedade aos vereadores atacados. Contem com o Sindiserf/RS em toda e qualquer luta antirracista. Combater a desigualdade racial é urgente!

Fascistas não passarão!

Racistas não passarão!






NOSSOS

PARCEIROS