Home > Notícias > Sindiserf-RS realiza reunião com servidores da Funasa

Sindiserf-RS realiza reunião com servidores da Funasa

A necessidade de intensificar a mobilização referente à reposição linear emergencial foi abordada pelos diretores do Sindicato


Sindiserf-RS realiza reunião com servidores da Funasa
Foto: Sindiserf-RS

Sindiserf-RS

Diretores do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) se reuniram com servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na tarde desta quarta-feira (4), na sede do órgão, em Porto Alegre.

A secretária-geral do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch avaliou o encontro como excelente e destacou que houve participação de todos os setores da Fundação. “Os servidores relataram o desmonte da Funasa, a falta de recursos, investimentos e de concursos públicos”, contou.

De acordo com ela, mais da metade dos servidores já estão em idade de se aposentar, no auxílio permanência e atualmente não existe um prédio próprio da Funasa, os trabalhadores terão que sair do prédio que estão, no centro de Porto Alegre. “Além disso, falta de técnicos como engenheiros, há muitas demandas do Ministério Público e não há condições operacionais para cobrir as atribuições. A falta de valorização salarial fez com que os concursados em 2009 saíssem da Funasa, é uma situação grave no que diz respeito ao desmonte das políticas públicas e da execução orçamentária”, ressaltou Eleandra.

A importância de derrotar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32 também foi assunto na reunião. “Lembramos o quanto esse desmonte da Funasa materializa os objetivos da reforma administrativa do governo, o propósito é de fato acabar com o serviço público, terminando com as carreiras e desvalorizando os servidores”.

A necessidade de intensificar a mobilização referente à reposição linear emergencial também foi abordada pelos diretores do Sindicato. “Só assim, poderemos ter garantido esse direito”, disse a dirigente. A PEC 101/19, de autoria do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) foi outro tema abordado com os servidores da Funasa.

A proposta pretende garantir um plano de saúde aos servidores da extinta Sucam, admitidos até 31 de dezembro de 1988, e que tiveram contato com produtos tóxicos como o inseticida DDT (Dicloro Difenil Tricloroetano) e o BHC (BenzeneHexachoride), e outros, no combate e controle de endemias, como a dengue e a malária.

“Estamos bem otimistas que possa haver uma audiência com presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP). Não vamos parar a nossa mobilização e temos certeza que vamos conseguir corrigir essa injustiça com os intoxicados e suas famílias”, disse o secretário de Relações Intersindicais e Parlamentares do Sindiserf/RS e servidor da Funasa, Marizar Mansilha de Melo.

A servidora da Funasa e secretária de Comunicação do Sindicato, Rosemary Manozzo e o secretário de Administração e Patrimônio do Sindicato, Marcolino Antunes de Oliveira também participaram da atividade.






NOSSOS

PARCEIROS