Home > Notícias > Sindiserf-RS participa Marcha Independente Zumbi Dandara e fortalece a luta antirracista

Sindiserf-RS participa Marcha Independente Zumbi Dandara e fortalece a luta antirracista

A Marcha integra um conjunto de atividades que foram construídas por um conjunto de mais de 40 organizações, entre elas o Sindiserf/RS, e constituem o Novembro Antirracista Unificado


Sindiserf-RS participa Marcha Independente Zumbi Dandara e fortalece a luta antirracista
Foto: Renata Machado/Sindiserf-RS

Sindiserf-RS

No Dia Nacional da Consciência Negra, os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) integraram a Marcha Independente Zumbi Dandara, que voltou às ruas de Porto Alegre e aconteceu no final da tarde deste domingo (20). A concentração teve início no Largo Zumbi dos Palmares e a caminhada seguiu até a Praça do Tambor. Durante a atividade, foi entregue uma Carta Aberta à Sociedade Gaúcha.

Antes da saída da Marcha, o secretário de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindicato, Joelsio Luiz Barbosa dos Santos ressaltou a importância da eleição da bancada negra, tanto no legislativo estadual como no federal, e classificou como “uma grande conquista.”

“Porém, é muito importante que continuemos nas ruas, realizando os nossos atos e fortalecendo a luta, pois são as nossas ações que vão garantir a legitimidade destes mandatos tão importantes para o povo”, declarou ele.

Com o lema “Enquanto houver racismo, não haverá democracia. Ditadura nunca mais!”, os participantes destacam nas suas falas que racismo é crime. Além disso, os presentes dialogaram com a sociedade sobre a importância de respeitar o resultado das eleições e como isso afeta diretamente a população negra.

Para a secretária adjunta da pasta de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindiserf/RS, Valéria Amaral, o 20 de novembro é um dia de reverenciar Zumbi dos Palmares. “Os movimentos sociais se unem para denunciar o racismo na sociedade brasileira e o genocídio da juventude negra. Também reivindicamos a manutenção das cotas raciais e fortalecemos a luta antirracista”, afirmou a diretora.

A Marcha integra um conjunto de atividades que foram construídas por um conjunto de mais de 40 organizações, entre elas o Sindiserf/RS, e constituem o Novembro Antirracista Unificado. A abertura oficial da programação ocorreu com a cerimônia de homenagem ao Bará do Mercado, no Mercado Público de Porto Alegre, conduzida pelo Conselho do Povo de Terreiro, no dia 4.

A principal reivindicação dessas organizações é que a data de 20 de novembro se torne feriado nacional. Em pronunciamento no último dia 9, o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu a aprovação do projeto que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra.

O PLS 482/2017, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), já foi aprovado pelo Senado e seguiu para análise da Câmara dos Deputados. Atualmente a data já é comemorada em 1,1 mil municípios brasileiros. Em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, o 20 de novembro ainda não é feriado.

 Com informações da CUT-RS






NOSSOS

PARCEIROS