Home > Notícias > Sindiserf-RS debate reajuste e elege delegados para seu V Congresso

Sindiserf-RS debate reajuste e elege delegados para seu V Congresso

Servidores federais, ativos e aposentados, de Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Passo Fundo e Carazinho se reuniram com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS


Sindiserf-RS debate reajuste e elege delegados para seu V Congresso
Fotos: Divulgação Sindiserf/RS

Sindiserf-RS

Servidores federais, ativos e aposentados, de Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Passo Fundo e Carazinho se reuniram com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS), na última semana. O reajuste salarial e o V Congresso Estadual da entidade foram os principais assuntos dos encontros.

“Foi uma semana de reuniões e visitas, com oportunidade de conversar com os servidores sobre a luta que feita pelo reajuste de 9% e a necessidade de continuar lutando pela reposição salarial no orçamento de 2024, além das informações jurídicas”, destacou a secretária geral do Sindicato, Eleandra Raquel da Silva Koch.

Ela destacou ainda a presença dos servidores aposentados e pensionistas e a mobilização do Sindicato e da Condsef para inclui-los no reajuste de 9%. “A conquista também comtempla os aposentados e pensionistas.”

“O saldo é positivo e reforça a importância da comunicação direta com os servidores e servidoras”, avaliou a dirigente ao ressaltar a importância do processo de tirada de delegados.

O V Congresso Estadual do Sindiserf/RS será realizado nos dias 23, 24 e 25 de junho, em Porto Alegre. A convocação para a participação nas assembleias no interior é enviada para a residência dos servidores, via correio. Em breve, a agenda dos demais encontros será divulgada nos meios de comunicação do Sindicato. Em breve, também serão agendadas as assembleias nos órgãos da capital.

Funai

De acordo com Eleandra, foi muito importante a atividade na Fundação Nacional do Índio (Funai), em Passo Fundo, onde recentemente foi nomeada a coordenadora  Maria Inês de Freitas, que é servidora aposentada da Fundação, filiada ao Sindicato e indígena. “Ela fez questão de participar da reunião, como fazia enquanto servidora”, contou.

“Eles lutam pela aprovação imediata do cargo de indigenista, que já inclusive já foi aprovado durante o governo Bolsonaro, após o assassinato de Bruno Pereira Dom Phillips. Além disso, é urgente os investimentos na Funai, após todo esse tempo de destruição. Aqui no RS, eles nos relataram o quanto foram impedidos de trabalhar e exercerem suas tarefas nos últimos anos”, disse Eleandra.

Na próxima quarta-feira (19), Dia do Indígena, estão programadas diversas atividades em todo o Brasil. Também será realizado um ato na sede da Funai, em Passo Fundo. As mobilizações serão em defesa dos povos indígenas e da aprovação do PCI/PC.

Representatividade

Além da delegação para o V Congresso, a reunião de Bento Gonçalves também elegeu Eugênio Domingos de Paula como delegado regional. O servidor Luiz Carlos da Silva Júnior foi eleito representante sindical por Passo Fundo e Gervásio Delaude Vargas, por Carazinho.






NOSSOS

PARCEIROS