Home > Notícias > Servidores do Ibama-AM e ICMBio rejeitam proposta do governo, elegem comissões e delegados

Servidores do Ibama-AM e ICMBio rejeitam proposta do governo, elegem comissões e delegados

A decisão da base de rejeitar a proposta do governo será encaminhada à Condsef e à Ascema Nacional que, juntas, estão em negociação com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI)


Servidores do Ibama-AM e ICMBio rejeitam proposta do governo, elegem comissões e delegados
Foto: Ascom/Sindsep-AM

Sindsep-AM

Servidoras e servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) rejeitaram, por unanimidade, a proposta do governo Lula para a reestruturação das carreiras do meio ambiente. Em assembleia, também criaram duas comissões: uma de mobilização e outra para eleição da Ascema no estado. Além disso, elegeram delegados para o IV Congresso do Sindsep-AM.

A decisão da base de rejeitar a proposta do governo será encaminhada à Condsef e à Ascema Nacional que, juntas, estão em negociação com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A assembleia da categoria foi realizada pelo Sindsep-AM na manhã desta quinta-feira (29), na sala de vídeo do Ibama em Manaus, e iniciou com a leitura de um relatório apresentado pela Ascema a respeito do andamento das negociações, com orientações sobre a necessária permanência da mobilização.

Após tirarem dúvidas com a diretoria do sindicato e debaterem a proposta do governo, as trabalhadoras e trabalhadores decidiram rejeitar o que foi proposto, por considerar que não atende às reivindicações da categoria. Não houve votos contrários ou abstenções.

Os servidores do meio ambiente pedem a permanência das gratificações de Desempenho de Atividade de Especialista em Meio Ambiente (GDAEM), de Qualificação (GQ) e de Risco. Além disso, requerem o mínimo de 70% de remuneração do Nível Intermediário (NI) em comparação ao Nível Superior (NS). Por fim, a parametrização com a tabela salarial da Agência Nacional de Águas (ANA).

A avaliação das entidades é que a proposta apresentada pelo governo atende à permanência da GDAEM e da GQ, mas prejudica ao não considerar os pedidos para reduzir a defasagem salarial entre profissionais de nível intermediário e superior, além de não alcançar a parametrização com a tabela salarial da ANA.

“Levaremos essa posição da base do Ibama e do ICMBio para a Condsef e Ascema, que vão apresentar ao governo. Além disso, vamos continuar acompanhando e fornecendo suporte a essa mobilização, porque tem potencial para crescer ainda mais”, disse o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos, que coordenou a assembleia. Além dele, participaram os diretores Gleig de Sá (Formação Política e Sindical), Edivaldo Machado (Relações Intersindicais) e Margareth Buzaglo (Comunicação).






NOSSOS

PARCEIROS