Home > Notícias > Servidores da Funasa exigem respeito e pedem reestruturação do órgão já

Servidores da Funasa exigem respeito e pedem reestruturação do órgão já

Além de servidores e servidoras lotados na própria Funasa, outros funcionários da casa, lotados em diferentes órgãos na esfera federal, estadual e municipal, também estiveram presentes, demonstrando sua insatisfação com a situação atual


Servidores da Funasa exigem respeito e pedem reestruturação do órgão já
Foto: Ascom Sindsep-AM

Sindsep-AM

Acompanhando a mobilização nacional, o Sindsep-AM promoveu, na manhã desta quarta-feira (28), em Manaus, assembleia com ato público na sede da Funasa, onde discutiram a proposta de reajuste salarial para trabalhadores do serviço público e a necessidade de reestruturação do órgão, atualmente em estado de abandono pelo governo federal.

Além de servidores e servidoras lotados na própria Funasa, outros funcionários da casa, lotados em diferentes órgãos na esfera federal, estadual e municipal, também estiveram presentes, demonstrando sua insatisfação com a situação atual. Isso porque, logo no início da atual gestão de Lula, a Funasa foi extinta, sendo recriada em seguida graças à pressão de entidades representativas dos servidores e de parlamentares no Congresso Nacional.

“Nós conseguimos reverter a extinção, mas não houve, até o momento, a reestruturação do órgão, de fato, para que volte a funcionar, como em outras épocas, servindo à população”, comentou o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matos, ao denunciar que as trabalhadoras e trabalhadores da Funasa correm risco de ter seus ganhos reduzidos, visto que, ao serem disponibilizados para outros órgãos, perdem a gratificação de desempenho.

Desde a extinção, no início da atual gestão federal, os servidores da Funasa passaram a responder ao Ministério da Saúde, e, no caso de Manaus, “dos 65 em atividade, apenas 9 voltaram para a casa”, como conta a atual superintendente substituta, Leudes Ajuricaba. Mesmo com esse quadro minúsculo, eles têm tentado manter o órgão funcionando e fazendo seu papel, porém, suas ações são completamente limitadas. “O trabalho é feito por pessoas, e sem nossos colaboradores fica difícil andar para frente”, comentou, ressaltando que, atualmente, os próprios servidores limpam suas salas e mesas, lavam banheiros e até se cotizam para mandar limpar a área externa da instituição.

Segundo os servidores presentes na assembleia, o prédio da Funasa em Manaus só ainda não foi invadido devido à segurança que ainda está funcionando, mas quando acabar o atual contrato com a empresa terceirizada tudo estará à deriva. “A situação da Funasa é precária em todos os estados, mas no Amazonas, especialmente na sede, em Manaus, é caótica. As pessoas correm risco de vida aqui. Neste mês de fevereiro, foram encontradas duas jararacas dentro de uma das salas. Isso é um absurdo”, comentou Walter Matos.

Narciso Cardoso Barbosa, ex-gestor e servidor aposentado da Funasa, enfatizou a importância do órgão, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde o saneamento básico é deficiente. “A Funasa deveria estar atuando ativamente nessas áreas, principalmente em questões ambientais e de saúde, considerando os recentes surtos de doenças como dengue e chikungunya, que estão diretamente relacionados à gestão ambiental e educação sanitária, responsabilidades que cabem à Funasa”, enfatizou.

Veja mais fotos da atividade no site do Sindsep-AM






NOSSOS

PARCEIROS