Home > Notícias > Servidores do Executivo prometem cruzar os braços em 12 de dezembro

Servidores do Executivo prometem cruzar os braços em 12 de dezembro

Paralisação de servidores do Executivo federal está marcada para a próxima terça-feira (12/12). Principal demanda é reajuste na remuneração


Servidores do Executivo prometem cruzar os braços em 12 de dezembro
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Metrópoles

O Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) convocaram para a próxima terça-feira (12/12) uma paralisação por reajuste salarial.

O ato vai ocorrer dias antes da última reunião de 2023 da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que conta com a participação de membros do Executivo e de entidades do funcionalismo público. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou a reunião para o dia 18/12, a partir das 14h30, para debater a pauta econômica.

Para o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, “o governo vai protelar a decisão sobre recomposição salarial para meados de 2024. A hora de reagir é agora”.

Promessa de proposta de reajuste a servidores até 15/12

Em meados de novembro, o governo federal informou que apresentará, até 15 de dezembro, nova proposta para o reajuste dos servidores da União.

“O governo está trabalhando fortemente para poder conseguir espaço orçamentários, espaço financeiro, para consolidar uma proposta que, até o fim do ano, esperamos poder apresentar ao funcionalismo público”, adiantou José Lopez Feijóo, secretário de Relações de Trabalho.

Até o momento, o governo tem R$ 1,5 bilhão disponível para a correção salarial dos servidores federais, o que equivaleria a menos de 1% de reajuste em 2024.

Sem apresentar nova proposta, a gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sofrido desgaste com os servidores. Diversos setores do funcionalismo público, entre Receita Federal e Polícia Federal (PF), têm ameaçado o governo com paralisações e greves em meio à dificuldade de negociação do reajuste salarial.

A Mesa de Negociação Permanente, ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, reúne representantes do governo e das entidades sindicais para debater questões relacionadas às carreiras públicas. Ela foi criada em 2003, paralisada durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) e reativada em fevereiro deste ano.






NOSSOS

PARCEIROS