Home > Notícias > Servidores do BNDES contestam punição a funcionária afastada

Servidores do BNDES contestam punição a funcionária afastada

A nota dos servidores do BNDES lembra ainda que a punição a Baccas precede qualquer investigação formal por parte do banco


Servidores do BNDES contestam punição a funcionária afastada
Foto: Maurício Garcia de Souza/Alesp

O Globo

Depois de o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, apontar supostas irregularidades no Fundo Amazônia, levando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a afastar a responsável por sua gestão, funcionários do banco protestaram em frente à sede, no Rio, e emitiram uma nota oficial criticando a punição.

O BNDES afirmou que o afastamento de Daniela Baccas, que chefiava o Departamento de Meio Ambiente do banco desde agosto de 2017, “reflete prática natural enquanto se esclarecem as questões levantadas, não representando qualquer suspeita específica sobre a conduta dos funcionários”.

A associação de funcionários rechaçou a justificativa oficial, dizendo que ela "tenta passar como natural o que é uma excepcionalidade". "Depõe contra a suposta normalidade do procedimento a própria situação do presidente do banco (Joaquim Levy), que é investigado pelo Tribunal de Contas da União, assim como a do ministro do Meio Ambiente, que está sob investigação criminal, além de já ter sido condenado em primeira instância por improbidade administrativa."

A nota dos servidores do BNDES lembra ainda que a punição a Baccas precede qualquer investigação formal por parte do banco, o que o próprio reconhece em sua manifestação oficial, na qual escreveu que “outras ações, como uma abertura de comissão de averiguação interna, se darão apenas depois da instituição ser notificada formalmente pelo MMA”.

Criado em 2008, o Fundo Amazônia já recebeu cerca de R$ 3,6 bilhões em doações para o combate ao desmatamento. O governo da Noruega é seu principal patrocinador, e os recursos são repassados pelo BNDES tanto a ONGs quanto a organizações governamentais.

Ainda segundo a nota da associação, o Fundo Amazônia é um dos mecanismos financeiros com maior controle no Brasil, passando por duas auditorias independentes anualmente.






NOSSOS

PARCEIROS