Home > Notícias > Servidor público entra em greve na quarta

Servidor público entra em greve na quarta



                 Foto: Toninho Tavares

                           Paralisação em três ministérios e na Funai será a maior realizada em 2006

No próximo dia 15, cerca de 35 mil servidores públicos vão parar. É a primeira grande greve de 2006 que afetará os ministérios do Planejamento, Fazenda, Agricultura, Educação e Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemiltom Costa, é esperada a presença de 50% do funcionalismo público presente nestes órgãos.

Ficarão paralisados serviços administrativos dos ministérios do Planejamento, Agricultura e Funai. "Além do controle de endemias, as áreas portuárias e de aeroportos tabém serão prejudicadas até que sejam encerradas as negociações", prevê Costa. A insatisfação se deve à proposta de reajuste salarial oferecida pelo governo a 295 mil trabalhadores regidos pelo Plano de Classificação de Cargos (PCC).

Gratificação A sugestão do governo é de 65% de aumento para servidores ativos de nível superior, 59% para intermediários e 48% para auxiliares. Mas a Condsef alega que apesar de favoráveis, os percentuais recaem sobre a gratificação produtivista, que representa menos de um quarto dos salários da categoria. "Queremos reajuste sobre a remuneração final e em parcela única", reclama o secretário-geral.





NOSSOS

PARCEIROS