Home > Notícias > Seminários preparam trabalhadores (as) para o Grito dos Excluídos (as)

Seminários preparam trabalhadores (as) para o Grito dos Excluídos (as)

Ao longo desses 28 anos, o evento tem se mostrado bastante plural e agregando várias crenças e ideais


Seminários preparam trabalhadores (as) para o Grito dos Excluídos (as)
Reprodução/DR

Sindsep-PE

No ano de eleição para escolha do novo presidente do Brasil, em um cenário político polarizado em dois projetos totalmente antagônicos, em pleno bicentenário da Proclamação da Independência, o Grito dos Excluídos (as) traz como tema para o próximo 7 de setembro “Brasil: 200 anos de (in)dependência. Para quem?”. Para discutir a temática e preparar a classe trabalhadora estão sendo realizados seminários de formação em vários estados, inclusive aqui em Pernambuco.

Em Recife, no sábado, dia 30 de julho, das 8h30 às 13h, foi realizado um desses seminários do Grito dos Excluídos (as). O evento aconteceu na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), localizada na rua Gervásio Pires, 404, no bairro da Boa Vista, próximo ao Shopping. 

Para debater o tema estarão presentes no Seminário de Formação do Grito Recife Pedro Lapa, pesquisador do Centro de Estudos Avançados da CEA-UFPE, e Tarcísio Silva, professor da UFPE.

Grito dos Excluídos (as)

O Grito dos Excluídos (as) é uma realização da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos estados conta com o apoio das pastorais sociais da Igreja Católica, dos demais movimentos sociais e do movimento sindical.

A manifestação popular surgiu em 1995, como um desdobramento da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. Em 1999, o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas. Ao longo desses 28 anos, o evento tem se mostrado bastante plural e agregando várias crenças e ideais. A cada ano é trabalhado um tema que esteja em evidência na sociedade para dar visibilidade aos excluídos, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e propor caminhos alternativos para um Brasil mais inclusivo.






NOSSOS

PARCEIROS