Home > Notícias > Semana começa com mobilização dos servidores no Congresso Nacional

Semana começa com mobilização dos servidores no Congresso Nacional

Está prevista para quarta,26, votação do PLN que irá garantir os recursos para o reajuste de 9% dos servidores federais. Reajuste deverá estar no bolso da categoria a partir de junho, mas para isso Congresso precisa aprovar o projeto nesta semana


Semana começa com mobilização dos servidores no Congresso Nacional
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Sindsep-PE

Está prevista para esta quarta-feira (26) a votação do Projeto de Lei 2/2023 que irá garantir os recursos para o reajuste de 9% dos servidores e servidoras federais. O reajuste linear irá beneficiar todos os ativos, aposentados e pensionistas da Lei 8.112/90 a partir do próximo mês de junho. Mas para que isso ocorra, o Congresso terá que aprovar o projeto até o final deste mês de abril, ou seja, nesta semana.  

A aprovação do Projeto é necessária porque o governo Bolsonaro destinou uma quantia irrisória de recursos para reajustar os salários dos(as) servidores(as), o que não daria para pagar nem 5% de reajuste. E a imensa maioria dos servidores e servidoras ficaria sem reajuste. 

Com a aprovação no Congresso, o PL será enviado à sanção presidencial. Depois disso, a expectativa do próprio governo é publicar uma Medida Provisória (MP) até o dia 30 de abril para assegurar o reajuste dos servidores a partir de 1º de maio, com pagamento em junho. 

Os representantes dos servidores e servidoras estão mobilizados em uma força tarefa no Congresso Nacional, para dialogar com os parlamentares. A ideia é convencer o maior número de congressistas da importância de se aprovar o PL o mais rápido possível. “Já estamos sem reajuste há sete anos. E a informação que temos é a de que os parlamentares da base bolsonarista vão querer obstruir a votação. Por isso precisamos nos mobilizar. Não podemos esperar mais”, comentou o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira.   

Campanha 2024

Paralelamente a movimentação no Congresso, os representantes dos(as) servidores(as) já estão mobilizados para a Campanha Salarial 2024. Nos dias 28 e 29 de abril, o Fonasefe realizará um Seminário para debater a Campanha e organizar o plano de luta e mobilização. 

O evento terá debates sobre a conjuntura, as implicações do arcabouço fiscal para o reajuste, ciclo orçamentário e organização para a próxima jornada de luta pela recomposição salarial das perdas históricas.  

“É fundamental que os servidores participem de todas as discussões da Campanha Salarial. Precisamos estar unidos para mostrar nossa força e garantirmos o melhor retorno possível a nossa pauta de reivindicações”, disse José Carlos. 

Para se inscrever no seminário, os servidores e as servidoras podem acessar o link clicando no card abaixo:

  

Enfermagem

Nesta quarta-feira também será votado o Projeto de Lei da Enfermagem, que prevê a liberação de R$ 7,3 bilhões para que o Ministério da Saúde implemente o piso salarial da categoria de Enfermagem a partir de maio. 

O PL da Enfermagem foi assinado pelo presidente Lula na terça-feira (18/4). Os parlamentares da oposição também querem obstruir esta votação. 






NOSSOS

PARCEIROS