Home > Notícias > Semana de atos em defesa do setor público começa marcada por Dia dos Aposentados

Semana de atos em defesa do setor público começa marcada por Dia dos Aposentados

A primeira live de 2021 da Condsef/Fenadsef será dedicada aos servidores aposentados e pensionistas. A atividade que acontece nesse domingo, às 10 horas, inicia uma série de ações de uma semana em defesa dos servidores e serviços públicos


Semana de atos em defesa do setor público começa marcada por Dia dos Aposentados
Reprodução

Condsef/Fenadsef

Servidores federais da base da Condsef/Fenadsef devem ficar de olho na agenda de atividades da próxima semana. A entidade preparou uma série de ações e debates virtuais que começam com a primeira live de 2021 da entidade que será dedicada ao Dia dos Aposentados, nesse domingo, 24. A partir das 10 horas, ao vivo, os diretores da Secretaria de Aposentados e Pensionistas da Confederação, Herclus Antônio Coelho de Lima, José Alves e Wilton Marques, debatem a importância de quem ainda pode e segue dando sua contribuição na luta da classe trabalhadora. O economista da subseção do Dieese na Condsef/Fenadef, Max Leno de Almeida, também participa da live. As reivindicações, os ataques a direitos e o que fazer para assegurar que recuos não prejudiquem a luta de milhões de trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas são temas que estarão em debate.

A reforma da Previdência e suas consequências para a categoria também devem ser abordados. Não só aposentados e pensionistas, mas servidores ativos também estão convidados a acompanhar, ao vivo, a live deste domingo. "Servidores ativos são fundamentais nessa discussão, pois serão os aposentados de amanhã", lembrou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef. 

Vale lembrar ainda que grande parte dos servidores ativos do Executivo Federal já tem condições para se aposentar. A falta de concursos e como essa situação afetará nos próximos anos todo o setor público e o futuro dos serviços prestados à população devem ser objeto de discussão permanente. A mobilização e integração dos aposentados e pensionistas na luta em defesa dos serviços públicos é, portanto, crucial. "Se inteirar desse processo, mobilizar a família, os amigos, esse é um jeito de nos mantermos sempre em ação", incentiva Sérgio que se aposentou recentemente, mas segue atuante e na linha de frente da luta em defesa dos serviços públicos.

Live Dia dos Aposentados

Agenda culmina com dia de lutas em 1o de fevereiro

A Condsef/Fenadsef e suas filiadas participam também de uma série de ações e atividades e integram também a edição virtual do Fórum Social Mundial (FSM). O Fonasefe, que reúne o conjunto dos federais, além de centrais sindicais, incluindo a CUT e movimento da sociedade civil organizada se unem em uma jornada nacional de lutas em defesa dos serviços públicos, da vida à frente dos lucros e pela vacinação imediata de toda a população. Em 1º de fevereiro, haverá vigília em frente à Câmara dos Deputados, para acompanhar a eleição à presidência da Casa

A jornada começa nesse domingo, 24, e segue com atividades nos estados durante toda a semana. Na segunda-feira, 1o de fevereiro, um grande Dia Nacional de Lutas fecha a agenda com carreatas em diversos estados e ato em Brasília, na Câmara dos Deputados. Os manifestantes organizarão uma vigília em frente ao Anexo 2 da Câmara para acompanhar a eleição à presidência da Casa, marcada para acontecer presencialmente, naquele dia.

Os representantes do Fonasefe, que reúne mais de 30 entidades sindicais representativas do Serviço Público Federal, argumentam que uma das principais pautas desse início de 2021 é a luta por vacina contra a Covid-19, gratuita para todas e todos, pois engloba a defesa da vida das trabalhadoras e trabalhadores.

Fique de olho nas atividades e participe também:

24/01 – Dia Nacional dos/as Aposentados/as

26/01 – Mesa do Fonasefe no Fórum Social Mundial – 10h

28/01 – Mesa da Condsef/Fenadsef no Fórum Social Mundial – 16h

30 e 31/01 – Mobilização nos estados organizada pelos Fóruns Estaduais e Entidades de base estaduais e municipais

01/02 – Dia Nacional de Luta em defesa da Vacina para todos e todas

10 h – Carreata nas cidades possíveis em DEFESA DA VACINA PARA TODOS E TODAS;
14 h – Ato em Brasília: na porta do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, protocolando a entrega do manifesto do Fonasefe aos candidatos a presidente do Legislativo e início da vigília nacional;
20 h – Panelaço nacional.






NOSSOS

PARCEIROS