Home > Notícias > Secretário-geral do Sindsep-AM defende permanência do Dieese no Amazonas

Secretário-geral do Sindsep-AM defende permanência do Dieese no Amazonas

A ideia de associação ao Dieese em Manaus é sobretudo no interesse de pesquisas voltadas para a categoria de servidores públicos, pesquisas que envolvam a condição de moradia, de salário, custo de vida do serviço público, entre outros


Secretário-geral do Sindsep-AM defende permanência do Dieese no Amazonas
Foto: Sindsep-AM

Sindsep-AM

O secretário geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM), Walter Matos, participou, na manhã desta terça-feira (28), de reunião na sede do Sindicado dos Metalúrgicos, juntamente com outros dirigentes de entidades sindicais e com a diretoria executiva do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), para discutirem a reestruturação e a desmobilização do escritório da instituição de pesquisa e educação sindical no Amazonas.

Na ocasião, o diretor executivo do Dieese, José Silvestre Prado, explicou que após o Impeachment da presidenta Dilma, os movimentos sindicais entraram num processo de dificuldade de reorganização financeira, fato que contribuiu significativamente para uma crise interna no departamento de pesquisa.

Ainda segundo o diretor, a partir do golpe, os escritórios do Dieese encontrarem barreiras para financiar e renegociar novos projetos com o Governo Federal, o que agravou ainda mais a crise na instituição. Diante deste cenário, a diretoria nacional do Dieese iniciou um processo de ajuste, com corte de receita e, principalmente, de mão de obra.

Em março deste ano, foi formado um comitê de reestruturação do Dieese com membros da executiva do departamento de pesquisa e das centrais sindicais. O objetivo é estabelecer um critério de projeção para redução de receita, incluindo o fechamento de alguns escritórios por todo o país.

“Desde o começo do ajuste já saíram mais de 100 funcionários. A decisão da diretoria executiva é a desmobilização de alguns escritórios, incluindo o fechamento da base de Manaus. Em dezembro, a direção nacional do Dieese estará novamente reunida para concretizar esse processo. Porém, caso as entidades que são socias do Dieese em Manaus apresentem alguma alternativa que possa viabilizar a continuidade do escritório local com recursos vindo dos sindicados ou instituições privadas, essa decisão de desmobilização pode mudar”, disse Silvestre.

Já o secretário geral do Sindsep-AM afirmou que é preocupante a ameaça de fechamento do Dieese Amazonas, tendo em vista a atual conjuntura da classe trabalhista do país. Walter Matos destacou que, caso isso realmente aconteça, as ações de enfrentamento no Estado ficarão ainda mais fragilizadas.

Durante o encontro, o sindicalista mostrou interesse em associar o Sindsep-AM ao Dieese Manaus, para tentar evitar, juntamente com outros possíveis novos sócios, o fechamento do escritório. Entretanto, Walter ressaltou na reunião que levará a proposta para ser discutida com os demais membros da diretoria do Sindicato. Além disso, o secretário geral disse que é preciso ter mais diálogo com outras entidades para ver a viabilidade desse processo de adesão com o departamento de pesquisa.

“É de fundamental importância a continuidade do escritório da Dieese em Manaus. Queremos muito contribuir para que isso aconteça. Vou convocar uma reunião com os demais diretores do Sindsep-AM para discutirmos esse assunto. Não vou assinar o expediente antes de ter o aval dos outros diretores. Mas, se a ameaça de fechamento da base Manaus for cumprida, não vale a pena se associar, uma vez que já pagamos há mais de 15 anos uma subseção por meio da Condsef para o Dieese nacional”, disse Matos.

O sindicalista afirmou, ainda, que o departamento sofre o reflexo do ataque do governo golpista à classe trabalhadora e também o refluxo do movimento sindical em Manaus. A perspectiva do Sindsep-AM é de que o Dieese sobreviva a essa crise, se as centrais sindicais, de fato, atuarem no seu fortalecimento.

“O fechamento do Dieese no Estado tem uma repercussão muito negativa para a classe trabalhadora, visto que vamos perder anos e anos de elaboração de dados que embasam as nossas lutas. Com sua saída, perdemos a capacidade de elaboração desses dados, que são o que realmente qualifica os embates dos sindicatos e centrais sindicais em favor dos trabalhadores, tanto do ponto de vista político quanto social e econômico. Por isso sua saída enfraquece o nosso combate”.

A ainda segundo o secretário, a ideia de associação ao Dieese em Manaus é sobretudo no interesse de pesquisas voltadas para a categoria de servidores públicos, pesquisas que envolvam a condição de moradia, de salário, custo de vida do serviço público, entre outros.






NOSSOS

PARCEIROS