Home > Notícias > Protestos contra reforma da Previdência Pública e extinção do MT

Protestos contra reforma da Previdência Pública e extinção do MT

Centrais sindicais agendaram para 22 de novembro o Dia Nacional em defesa da Previdência pública e, dia 26, estão previstos atos em prol do Ministério do Trabalho


Protestos contra reforma da Previdência Pública e extinção do MT
Foto: CUT

Condsef/Fenadsef

A Condsef/Fenadsef soma esforços à CUT e demais centrais sindicais e convoca os sindicatos filiados e os servidores federais para um grande ato nacional, no dia 22 de novembro, em defesa da aposentadoria e contra a reforma da Previdência. A atividade é a primeira com amplitude nacional após o resultado das eleições, que deu vitória a Jair Bolsonaro, candidato da extrema direita. A equipe de transição do governo eleito está negociando com o presidente ilegítimo Michel Temer e com o Congresso Nacional para aprovar a reforma ainda este ano. Caso seja aprovada, a reforma da Previdência nos moldes como está sendo apresentada representa o fim da aposentadoria da classe trabalhadora, inclusive do funcionalismo público.

Reunidos em São Paulo nesta segunda-feira, dia 12, representantes da CUT e demais centrais (Força Sindical, CTB,  Intersindical, CSB, CSP-Conlutas, NCST, UGT e CGTB) aprovaram um documento conjunto defendendo a universalização da previdência pública e da seguridade social. O material é resultado de um debate iniciado em 2017, no qual as centrais definiram as diretrizes que servem de referência para a garantia aos trabalhadores e trabalhadoras de uma Previdência Social pública, universal, sem privilégios e capaz de ampliar a proteção social. O documento completo pode ser acessado no site da CUT (www.cut.org.br).

Além do Dia Nacional em Defesa da Previdência, ficou definido também atos em todo o país, no dia 26, contra a extinção do Ministério do Trabalho. A orientação é que as atividades acontecem em frene às sedes regionais do MT.

AGENDA CONDSEF/FENADSEF

Além do engajamento total na programação das centrais em defesa da Previdência e do Ministério do Trabalho, a Condsef/Fenadsef já fechou uma agenda de atividades para os próximos meses. Na sequência dos atos dos dias 22 e 26, a entidade participa, no Rio de Janeiro, do Seminário dos Servidores da Cultura, que será realizado entre os dias 27 e 29. Na pauta, o enfrentamento às MPs 850 e 851/2018.

Em dezembro, dia 6, a Condsef/Fenadsef realiza Encontros dos Coletivos LGBTs e da Juventude da sua base. Dias 7 e 8 é a vez dos empregados da Ebserh participarem da Plenário Nacional do setor, para discutir o ACT/2019/2020. A federação encerra as atividades políticas de 2018 nos dias 20 e 21, com mais uma reunião da diretoria executiva da entidade. Em janeiro, as atividades serão retomadas com seminário de planejamento para 2019, tendo como um dos desafios organizar o XIII Congresso da Condsef/Fenadsef, que deve acontecer o ano que vem.

Em fevereiro, entidade pretende realizar o Encontro de Imprensa e Comunicação das Assessorias das filiadas e reuniões do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), Plenária Nacional e do Fórum dos Servidores (Fonasefe).

Na reunião do último CDE, semana passada, a Condsef/Fenadsef propôs a preparação de uma Marcha à Brasília-DF, entre os meses de janeiro a março 2019. A ideia é articular a atividade em conjunto com as centrais sindicais o Fonasefe.






NOSSOS

PARCEIROS