Home > Notícias > Programa especial em defesa do serviço público vai ao ar nesta sexta na TVT

Programa especial em defesa do serviço público vai ao ar nesta sexta na TVT

Sindicalistas especialistas e representantes do funcionalismo discutem a importância dos serviços públicos, ameaçados pela proposta de reforma administrativa do governo Bolsonaro


Programa especial em defesa do serviço público vai ao ar nesta sexta na TVT
Divulgação

Rede Brasil Atual

Contra a reforma administrativa do governo Bolsonaro, que vai colocar em risco o acesso a direitos básicos como saúde, educação, aposentadorias e auxílio doença, entre outros, a TVT exibe nesta sexta-feira (9) um programa especial em defesa do serviço público. Com cinco blocos, sindicalistas especialistas e representantes do funcionalismo público vão discutir as consequências negativas para a maioria da população, caso a proposta seja aprovada.

O programa, que vai ao ar a partir das 16h, faz parte da campanha lançada no mês passado que busca pressionar o Congresso Nacional contra a aprovação da reforma. Trata-se de uma iniciativa da CUT e entidades parceiras. Nas redes sociais, o termo #DigaNãoÀReformaAdministrativa concentra as mensagens de protesto.

Apoiam a iniciativa a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) e a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), entre outras.

O programa

Em função das medidas de distanciamento social, no entanto, os debates ocorrerão de maneira virtual. No primeiro bloco, o secretário de Comunicação da CUT Nacional, Roni Barbosa, explica a importância da campanha em defesa do serviço público. No segundo, o presidente da CNTE, Heleno Araújo, e o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), membro da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, debatem o papel dos servidores no atual contexto da pandemia. O presidente da CUT, Sérgio Nobre, e o presidente do Proifes, Nilton Brandão, também participam por meio de vídeos pré-gravados.

Com foco na saúde, o terceiro bloco terá a participação do físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia no governo Lula, Sérgio Machado Rezende. Atualmente, ele coordena o combate à covid-19 no Consórcio Nordeste. A enfermeira Juliana Mitelbach também conta, em vídeo, sua experiência na linha de frente do combate à pandemia.

O tema “Serviços essenciais, servidores especiais”, será debatido pelo secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Ronaldo da Silva, e pelo vereador Leonel Radde (PT-RS), no quarto bloco. O secretário de Administração e Finanças da CUT Nacional, professor Ariovaldo Camargo, e a secretária sub-regional da Internacional dos Serviços Públicos (ISP) para o Brasil, Denise Motta Dau, participam em vídeo. Por fim, o presidente da Confetam, Vilani Oliveira, e a economista-chefe do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), Juliane Furno, discutem as “Verdades e mentiras sobre o serviço público”.

Campanha publicitária

Além disso, também está no ar o vídeo da campanha em defesa do serviço público. A peça publicitária está sendo veiculada na TVT e demais emissoras de televisão, além das redes sociais. Ademais, o conteúdo em áudio também está sendo transmitido na Rádio Brasil Atual e na Rádio BandNews.

“Como ficaria sua vida sem os serviços públicos?”, questiona o locutor, enquanto são mostradas imagens de profissionais de saúde que estão combatendo a pandemia. Professores, policiais e fiscais ambientais também aparecem na campanha.

Confira o vídeo






NOSSOS

PARCEIROS