Home > Notícias > Profissionais da saúde realizam ato nacional em defesa do SUS

Profissionais da saúde realizam ato nacional em defesa do SUS

Manifestações presenciais e virtuais foram registrados em pelo menos 18 estados brasileiros no último domingo, 21, em Fortaleza o ato aconteceu na Praia de Iracema


Profissionais da saúde realizam ato nacional em defesa do SUS
Foto: Reprodução/Sintsef-CE

Sintsef-CE

Já são 31.790 profissionais de saúde que contraíram o Coronavírus no Brasil. O país já é recordista mundial em mortes de profissionais de enfermagem por Covid-19. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), foram registrados mais de 200 óbitos até o dia 19 de junho. Para denunciar essa situação e pedir mais investimentos no Sistema Único de Saúde é que trabalhadoras e trabalhadores da área se manifestaram durante todo o último domingo. Pelo menos 18 capitais registraram atos que obedeceram as regras de distanciamento social e higiene.

Entre os outros objetivos, os organizadores reclamam da falta das condições dignas de trabalho, como a falta de Equipamentos de Proteção individual (EPIs), da carga horária excessiva, da saúde mental dos profissionais e da organização de processos de trabalho que possibilitem menor exposição à doença, ou ao estresse causado pela pandemia. São aspectos que impactam diretamente a qualidade do atendimento à população nas unidades de saúde.

No Ceará

Em Fortaleza o ato aconteceu na Praia de Iracema e contou com a articulação de diferentes organizações de trabalhadores da saúde, dentre elas a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares. No interior, pelo menos, quatro cidades registraram atos: Juazeiro do Norte, Itapipoca, Canindé e Sobral.

A defesa do SUS tem sido pauta constante também na atuação dos servidores públicos. Só em junho, o Sintsef Ceará participou de mais dois atos, o primeiro foi em defesa dos direitos das empregadas e empregados públicos da Ebserh, que aconteceu em 8 de junho em frente ao Hospital Universitário Walter Cantídio, onde mais de 350 trabalhadores foram contaminados com a Covid-19. O Segundo, foi realizado no último dia 19, em frente ao Hospital São José, administrado pelo Governo do Ceará. Os momentos foram organizados pelo Conexão Saúde, fórum que reúne entidades de servidores públicos das três esferas.

Fotos: A de destaque da matéria é do ato no Hospital São José, as duas abaixo são no Hospital Universitário Walter Cantídio, com os trabalhadores da Ebserh Ceará. Todas as imagens foram enviadas pelos manifestantes sem a identificação da autoria.

 

 






NOSSOS

PARCEIROS