Home > Notícias > Professor Flávio Silva é eleito presidente da CUT-GO e Ademar Rodrigues, vice

Professor Flávio Silva é eleito presidente da CUT-GO e Ademar Rodrigues, vice

Para Ademar Rodrigues, tesoureiro do Sintsep-GO e agora vice-presidente da CUT-GO, o momento pede união da classe trabalhadora, dos movimentos sindicais e sociais, do campo e da cidade


Professor Flávio Silva é eleito presidente da CUT-GO e Ademar Rodrigues, vice
Reprodução/Sintsep-GO

Sintsep-GO

CUT-GO

Diretor do Adufg-Sindicato ficará à frente da Central goiana nos próximos quatro anos, ao lado do vice-presidente Ademar Rodrigues, do Sintsep-GO, e demais integrantes da nova diretoria. Compõem também a nova direção da CUT-GO os seguintes dirigentes do Sintsep-GO: Dulce Costa Oliveira (que também faz parte da Executiva da Central), Alexandre Reis Coutinho, João Bernardino Gonçalves Neto, Crescêncio Pinhão de Sena, Ramara Valéria Nunes Apolinário e Maura Lazara Leão

O professor Flávio Silva foi eleito para a assumir a presidência da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO) no próximo quadriênio (2023-2027). A definição da nova diretoria ocorreu durante o 16° Congresso Estadual da CUT Goiás (CECUT) Jornalista Maísa Lima, realizado neste sábado (12/8), no auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Diretor do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), Flávio assume a presidência da Central goiana em um momento de reconstrução dos direitos da classe trabalhadora, perdidos nos últimos anos. A nova diretoria terá, como ponto central, retomar esses direitos e avançar na luta dos trabalhadores e trabalhadoras do estado e do país.

“Me sinto muito honrado de estar presidindo a CUT. Tivemos seis anos de desgoverno, agora temos um governo que recebe os sindicatos, e o presidente Lula enfatizou que devemos cobrá-lo as nossas demandas. Foram muitos ataques nos últimos anos, os trabalhadores perderam muito no Brasil. Podem contar comigo, que vamos cuidar da CUT”, pontuou o presidente eleito da CUT-GO.

Para Ademar Rodrigues, tesoureiro do Sintsep-GO e agora vice-presidente da CUT-GO, o momento pede união da classe trabalhadora, dos movimentos sindicais e sociais, do campo e da cidade, para fortalecer a presença dos trabalhadores nas lutas e no cenário político brasileiro. “Temos um governo eleito pelos trabalhadores, mas fortemente disputado por outros setores que não pensam o Brasil como nós pensamos. Nos Estados e municípios, a maioria das administrações é de direita, ou seja, nossa luta é imensa, mas não podemos terceirizar a tarefa de mudar esse país, que é nossa, enquanto classe trabalhadora”, pontuou.

Ainda durante o 16° CECUT Goiás, delegados e delegadas aprovaram o plano de lutas e estratégias para os próximos quatro anos. Dentre os pontos, a luta em defesa da democracia, a revisão das reformas trabalhista e previdenciária, luta contra a precarização das condições de trabalho, ampliação de ações de combate à extrema direita, e investimentos na educação básica e nas universidades públicas.

Além destes, a ampliação e o fortalecimento da luta contra as privatizações, a luta pela reforma agrária e pela agricultura familiar, e contra a criminalização do movimento sindical e popular, a definição do salário igual para mulheres e homens, o reforço da luta contra a reforma administrativa e contra o marco temporal, dentre outros pontos.

Participantes debateram ainda temas relacionados à organização sindical e o fortalecimento da classe trabalhadora, além do financiamento dos sindicatos. Pautas específicas de cada categoria também foram tratadas em conjunto no Congresso estadual.

Assume, junto ao novo presidente, o vice-presidente Ademar Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Sintsep-GO), e o secretário-geral Ueber Barboza, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Goiás (Sintect-GO), além dos demais integrantes da nova diretoria executiva estadual, que agrega todos os sindicatos filiados.

Além de Ademar Rodrigues, compõem a direção da CUT-GO os seguintes dirigentes do Sintsep-GO: Dulce Costa Oliveira (que também faz parte da Executiva da Central), Alexandre Reis Coutinho, João Bernardino Gonçalves Neto, Crescêncio Pinhão de Sena, Ramara Valéria Nunes Apolinário e Maura Lazara Leão.






NOSSOS

PARCEIROS