Home > Notícias > Presidente do Sindsep-ES registra homenagem aos profissionais de enfermagem

Presidente do Sindsep-ES registra homenagem aos profissionais de enfermagem

Diante de arbítrios e injustiças, o Sindsep-ES espera que a defesa dos interesses dos servidores e empregados públicos federais, em especial os dos profissionais da saúde, não sirva, nesse dia, apenas como homenagem, mas resulte em mais valorização


Presidente do Sindsep-ES registra homenagem aos profissionais de enfermagem
Reprodução

Sindsep-ES

"Nesse 12 maio, Dia Internacional do Enfermeiro, o Sindsep-ES gostaria de homenagear todos os profissionais de enfermagem, apesar de hoje, infelizmente, haver pouco o que comemorar e muito o que refletir e discutir sobre a falta de valorização e respeito a esses trabalhadores. A excepcional e triste situação ocasionada pela pandemia do novo coronavírus apresentou novos óbices ao trabalho dos enfermeiros e enfermeiras e trouxe à luz vários problemas antigos, que têm prejudicado o serviço e colocado em risco a saúde desses profissionais que hoje estão na linha de frente do combate à Covid-19, mas que desde sempre lutam pela vida de tantas pessoas.

A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados e de capacitação para o manejo seguro, a falta de testes para todos os profissionais e a não dispensa dos trabalhadores e trabalhadoras do grupo de risco agora se misturam a outros problemas já existentes, como as condições de trabalho precárias, falta de profissionais e o descaso em relação aos direitos destes profissionais. Além desses fatores, há também o excesso de jornada, já que muitos precisam se redobrar em dupla e tripla jornada de trabalho para garantir um salário digno. Tudo isso escancara a falta de estrutura e valorização que resultam em um recorde extremamente negativo: O Brasil é o país com o maior número de enfermeiros e enfermeiras mortos em decorrência da Covid-19.

Até o último domingo (10), foram registradas 98 mortes entre os profissionais de enfermagem, número que já pode ser ainda maior e supera o total da soma de mortos na categoria nos Estados Unidos, Espanha e Itália. Além disso, o número de enfermeiros afastados do trabalho devido à contaminação pelo novo coronavírus aumentou cerca de 48 vezes no Brasil entre os dias 5 de abril e 5 de maio. A doença hoje atinge mais de 12 mil profissionais de enfermagem.

Mesmo diante de dados que refletem uma triste e preocupante realidade, vemos o Governo Federal querendo impor o congelamento de salários até 2022 a esses mesmos trabalhadores, que já sofrem com o descaso rotineiro dos governantes e com o sofrimento psíquico decorrente da pressão sofrida em meio à pandemia. A própria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) propôs congelar os reajustes sobre salários e benefícios e até retirar direito dos profissionais da saúde no Acordo Coletivo, um disparate e desrespeito com quem, mais do que qualquer outra categoria, tem trabalhado e lutado para vencermos e superarmos esse momento.

Enquanto isso, ações que o Sindsep-ES tem incessantemente defendido e que visam a valorização dos profissionais de saúde, como o adicional de insalubridade de 40%, a fixação da jornada de trabalho em 6 horas diárias e 30 semanas, além da aposentadoria especial, infelizmente seguem sem perspectiva de avanço, seja no Congresso Nacional ou nas negociações feitas com as empresas públicas e privadas.

Diante de tanto arbítrio e injustiça, o Sindsep-ES espera que a defesa dos interesses dos servidores e empregados públicos federais, em especial os dos profissionais da saúde, promovida pelo Sindicato, não sirva, nesse dia, apenas como homenagem, mas que também resulte em mais valorização e sirva também como estímulo a mais nobre e especial tarefa de todas que é por estes executada: a de salvar vidas.

Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras de enfermagem do Brasil."






NOSSOS

PARCEIROS