Home > Notícias > Pensionistas prejudicados com última reforma da Previdência podem pedir revisão da pensão

Pensionistas prejudicados com última reforma da Previdência podem pedir revisão da pensão

A EC 103/19 viola o direito de proteção à família e deve ser considerada inconstitucional


Pensionistas prejudicados com última reforma da Previdência podem pedir revisão da pensão
Reprodução/Sintsef-CE

Sintsef-CE

Em 2019, o SINTSEF, junto com os movimentos sociais de todo o país, travaram incansáveis lutas contra a Reforma da Previdência aprovada no dia 12 de novembro e promulgada na Emenda Constitucional 103/19. Apesar da derrota, o processo de mobilização conquistou a inviabilização da proposta do regime de capitalização para a Previdência Social no Brasil.

Para pensionistas a reforma trouxe muitos prejuízos, porque reduziu consideravelmente o valor dos benefícios concedidos após a EC 103/19. Isso porque no caso de falecimento de pessoa já aposentada, o valor da pensão será de 50% da aposentadoria do instituidor, mais 10% por dependente. Somente será o mesmo valor da aposentadoria caso existam cinco ou mais dependentes, ou algum dependente inválido ou portador de deficiência intelectual.

Entretanto, já há muitas decisões judiciais favoráveis ao beneficiário, questionando a constitucionalidade dessas pensões. Pois, em função da severa redução dos valores das pensões decorrente das novas regras de cálculo, tem-se a violação aos princípios da proporcionalidade, da razoabilidade e da proteção do Estado à família.

Diante dos fatos, a Coordenação Jurídica do SINTSEF recomenda a todas as filiadas e os filiados que tiveram o benefício de pensão concedidos a partir de novembro de 2019, que procurem o sindicato para ingressar com ação que reveja o calculo do valor da pensão.

Agende seu atendimento jurídico aqui para mais esclarecimentos, conversa com os advogados e informações sobre a documentação da ação.






NOSSOS

PARCEIROS