Home > Notícias > PEC 32: Servidores buscam virar votos na Comissão Especial em defesa do serviço público

PEC 32: Servidores buscam virar votos na Comissão Especial em defesa do serviço público

Maia apresenta substitutivo do substitutivo que segue prejudicial aos serviços públicos. Defensores da proposta querem votar relatório da PEC 32 já nessa quinta, 16, na Comissão Especial. Temor é de que texto alterado seja votado sem o devido debate


PEC 32: Servidores buscam virar votos na Comissão Especial em defesa do serviço público
Foto: Pública

Condsef/Fenadsef

Esta é uma semana decisiva para o serviço público brasileiro. Desde sábado, 11, que servidores federais, estaduais e municipais se mobilizam em todo o Brasil na pressão para que deputados votem para barrar a proposta de reforma Administrativa (PEC 32/20) que está em pauta na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Em conjunto com centrais sindicais e representantes da sociedade civil organizada, a pressão tem surtido efeito e dado resultados importantes.

Essa semana, o PSB anunciou que o partido se posicionará contrário à proposta de reforma Administrativa que, na prática, representa o fim dos serviços públicos brasileiros. Vários deputados, inclusive da base aliada do governo, também declararam voto contrário à PEC 32/20.

Na contramão da defesa do Estado brasileiro, os defensores da proposta têm pressa e correm para conseguir votos suficientes e aprovar o substitutivo do relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA), já nessa quinta-feira, 16. A pressão e resistência na luta para virar votos contra a PEC 32 seguem firmes.

Agora à noite, Maia apresentou uma complementação de voto, alterando seu relatório. Servidores que conseguiram entrar na Câmara dos Deputados e promoveram protesto hoje, 15, em frente ao plenário que discutia a matéria, relataram preocupação de que Maia, que não participou da sessão, encerrada mais cedo, estaria articulando nos bastidores alguns votos para aprovar a proposta na Comissão Especial. Há um temor de que o texto alterado, que traz inúmeros problemas e segue prejudicial aos serviços públicos, seja votado sem o devido debate.

>> Ouça balanço das atividades dessa quarta, 15, contra a PEC 32

Só a derrota da PEC 32 interessa

A proposta ainda atinge atuais servidores, mexe com a estabilidade, facilita as privatizações, incentiva e amplia possibilidade de contratação de apadrinhados sem concurso e, na prática, segue representando o fim dos serviços públicos brasileiros e do acesso da população a políticas públicas. Só a derrota da PEC 32 interessa.

A pressão dos últimos dias foi importante e segue a todo vapor a partir da manhã dessa quinta, 16. "Não vamos dar trégua para eles. Eles não vão ter sossego", adiantou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef. "Continuaremos na vanguarda e na vigília. O dia promete", acrescentou. 

Continuem atentos e mandando mensagens aos parlamentares pelas redes sociais. Acesse o "Na Pressão" e deixe o recado: deputado que votar a favor da PEC 32, não volta! "Nosso objetivo é virar votos e a fervura dessa panela de pressão está surtindo efeito", pontuou o secretário-geral da Confederação.






NOSSOS

PARCEIROS