Home > Notícias > Para Economia, reajuste a servidor pode impedir reeleição de Bolsonaro

Para Economia, reajuste a servidor pode impedir reeleição de Bolsonaro

Cúpula do Ministério da Economia avalia que eventual concessão de reajuste a servidores pode inviabilizar a reeleição de Jair Bolsonaro


Para Economia, reajuste a servidor pode impedir reeleição de Bolsonaro
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Metrópoles

Na tentativa de convencer o presidente Jair Bolsonaro a não conceder reajuste salarial a servidores públicos federais este ano, a cúpula do Ministério da Economia tem recorrido a um argumento extremo.

Em conversas recentes, membros da equipe econômica avaliaram a outros integrantes do governo que a eventual concessão de reajuste a policiais federais poderá até impedir a reeleição de Bolsonaro este ano.

Segundo auxiliares, o ministro Paulo Guedes prevê que o reajuste a uma única categoria do funcionalismo vai provocar uma enxurrada de ações judiciais de outras categorias solicitando o mesmo tratamento.

O próprio chefe da equipe econômica já relatou diretamente a Bolsonaro ter recebido alerta de ministros do STF, de que o Judiciário pode acabar dando decisões atendendo o pedido dessas outras categorias.

Guedes prevê que uma eventual concessão de reajuste generalizada fará a inflação, que fechou 2021 em mais de 10%, explodir em 2022, o que trará mais desgaste político ao presidente em plena campanha eleitoral.

Na semana passada, Bolsonaro sancionou uma verba de R$ 1,7 bilhão para reajuste a servidores no Orçamento de 2022, mas não carimbou os recursos para nenhuma categoria. O reajuste efetivo ainda dependerá de atos do Executivo.






NOSSOS

PARCEIROS