Home > Notícias > O que pensam os deputados gaúchos que estão na Comissão Especial da PEC 32

O que pensam os deputados gaúchos que estão na Comissão Especial da PEC 32

Os três deputados que representam a sociedade gaúcha na Comissão não se manifestaram, perderam a oportunidade de falar com o povo que o elegeu e com uma categoria que será destruída caso a reforma administrativa seja aprovada e sancionada


O que pensam os deputados gaúchos que estão na Comissão Especial da PEC 32
Reprodução/Sindiserf-RS

Sindiserf-RS

Três parlamentares gaúchos são titulares na Comissão Especial, da Câmara dos Deputados, que vai analisar o mérito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma Administrativa: Alceu Moreira (MDB), Osmar Terra (MDB) e Marcelo Moraes (PTB). O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) quis saber o que os deputados pensam sobre o assunto. Entre os dias 15 e 17 de junho, entramos em contato via telefone com as assessorias de imprensa dos parlamentares e por e-mail enviamos a seguinte pergunta: “Como integrante da Comissão Especial da PEC 32, qual a sua opinião sobre a reforma administrativa?” Não houve respostas.


Os três deputados que representam a sociedade gaúcha na Comissão não se manifestaram, perderam a oportunidade de falar com o povo que o elegeu e com uma categoria que será destruída caso a reforma administrativa seja aprovada e sancionada. Para o Sindiserf/RS já está bastante evidente a posição desses parlamentares.

“Lamentavelmente, os deputados aqui do RS que participam da comissão especial da PEC 32 não se propõem a prestar contas do projeto ao povo gaúcho”, afirma a secretária geral adjunta do Sindiserf/RS, Eleandra Raquel da Silva Koch. Para a dirigente, isso revela que eles não têm preocupação alguma com a defesa do serviço público, ao contrário são favoráveis a PEC 32, que não é uma reforma e sim a destruição do serviço público.



“Isto é: o fim: do Sus, da educação pública e da proteção social.  O que depreende-se da desconsideração dos três deputados gaúchos, ao ignorar os questionamentos realizados, é que eles concordam com a entrega dos serviços públicos para o mercado e o lucro”, acredita Eleandra.

Por fim, ela chama a atenção para a importância de pressionar todos os parlamentares para que votem contra a PEC 32. “O Sindiserf/RS, a CUT  e a Condsef integram várias campanhas para pressionar os deputados e é urgente fazer isso, precisamos exigir que eles votem a favor do povo e contra a destruição do serviço público”, enfatiza.

A proposta de reforma administrativa tem como objetivo retirar mais recursos do setor público, acabar com a estabilidade dos servidores e ocupar os cargos públicos com apadrinhados dos governos, promovendo a corrupção no setor. Além disso, a PEC abre caminho para o aprofundamento das práticas de terceirização, privatização e, no limite, extinção de órgãos e instituições e sua substituição pela iniciativa privada.


Comissão Especial

Instalada no dia 9 de junho, a Comissão Especial tem 40 sessões para a análise do mérito da proposta, o deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA) foi indicado relator da matéria. Antes, a PEC 32 teve sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça. Na última terça-feira (22), a comissão especial realizou a primeira audiência pública de uma série de quatorze previstas. “Inovação na administração pública” foi o tema desse primeiro debate.

Cancela a Reforma

O Sindiserf/RS se soma aos servidores públicos de todo o país que estão unidos e engajados na campanha Cancela a Reforma, lançada pela Condsef/Fenadsef com as entidades filiadas. A campanha disponibiliza uma série de materiais didáticos para que todos possam entender os perigos da PEC-32.

Uma cartilha com verdade e mentiras sobre a proposta está entre o material (todo o conteúdo está disponível no site do Sindiserf/RS e da Condsef).

Na Pressão

É preciso reforçar e intensificar a pressão aos parlamentares da comissão especial e cobrar que barrem a proposta. Para ajudar nessa luta em defesa do setor público é fácil. Acesse o site “Na Pressão”. Lá você encontra informações e dados para que você possa entrar em contato com os deputados membros da comissão em seu estado.

Para isso, confira aqui a lista com os nomes dos parlamentares membros da comissão especial. Em seguida, acesse o “Na Pressão” e selecione o parlamentar e seu estado e deixe seu recado: “Deputado que votar contra os direitos do povo não terá meu voto. Diga não à reforma Administrativa”.

* O Sindiserf/RS conseguiu contato por telefone com o gabinete dos deputados Osmar Terra e Marcelo Moraes. Foram várias tentativas de ligação para o gabinete do deputado Alceu Moreira, porém não atenderam.






NOSSOS

PARCEIROS