Home > Notícias > Nova assembleia dos trabalhadores da Ebserh em Pernambuco, dia 18

Nova assembleia dos trabalhadores da Ebserh em Pernambuco, dia 18

Diante da situação, os trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh em Pernambuco, lotados no HC/UFPE, aprovaram um indicativo de greve no último dia 27 de abril, estão em estado de Assembleia Permanente


Nova assembleia dos trabalhadores da Ebserh em Pernambuco, dia 18
Reprodução/Sindsep-PE

Sindsep-PE

Em respeito à situação de catástrofe sanitária pela qual passa o Brasil, devido a má vontade e incompetência do governo Bolsonaro para combater a pandemia do novo coronavírus, os trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh estão há um ano e três meses tentando negociar o seu Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021. Antes de tomarem uma medida mais drástica, várias tentativas foram feitas nas onze reuniões promovidas entre os empregados e representantes da empresa, além de quatro reuniões que tiveram mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), mas o impasse continua.  

Na última reunião com intermediação do TST, ocorrida nessa quarta-feira, 12, a empresa informou que enviou três propostas à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). Em todas, a Ebserh continua insistindo na alteração do indexador de cálculo de insalubridade dos trabalhadores. Esse ponto é considerado cláusula pétrea e a mudança pode impor reduções salariais de até 27%. A Ebserh também se nega a fazer qualquer reposição salarial para a categoria.  

“Passamos todo esse período tentando negociar com a empresa em respeito aos brasileiros e brasileiras que estão enfrentando essa pandemia descontrolada no país. Afinal, já são 430 mil mortes! Mas os integrantes do governo faltam com o respeito à categoria e à própria população ao tentar reduzir nossos salários. Não podemos permitir que isto ocorra”, comentou a trabalhadora da Ebserh e diretora do Sindsep-PE, Gislaine Fernandes. 

Assembleia e greve 

Diante da situação, os trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh em Pernambuco, lotados no HC/UFPE, aprovaram um indicativo de greve no último dia 27 de abril, estão em estado de Assembleia Permanente e farão uma Assembleia Geral Extraordinária na próxima terça-feira (18), às 15h30, para a construção do movimento paredista. O encontro acontecerá pela plataforma Zoom. O link da reunião será divulgado na segunda-feira (17/05) pela direção do Sindsep.

A greve já foi aprovada por ampla maioria dos empregados em assembleias já realizadas em 17 estados (PB, RN, PI, PR, RJ, AM, MG, BA, GO, SC, TO, ES, RS, MA, SE, MS, CE) e o DF. 






NOSSOS

PARCEIROS