Home > Notícias > Nota oficial de apoio à greve dos petroleiros

Nota oficial de apoio à greve dos petroleiros

Até a noite de ontem, 4, mais de 30 unidades já tinham aderido ao movimento convocado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), em 12 estados do país


Nota oficial de apoio à greve dos petroleiros
Foto: Reprodução/FUP

Sindiserf-RS

O Sindicato dos Servidores e Empregados Púbicos Federais do RS (Sindiserf-RS) declara apoio irrestrito à greve dos petroleiros. A paralisação nacional foi deflagrada no sábado, 1º, quando as unidades do Sistema Petrobras de todo o país iniciaram uma greve por tempo indeterminado contra o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR) e pelo cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Até a noite de ontem, 4, mais de 30 unidades já tinham aderido ao movimento convocado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), em 12 estados do país. Aqui no Rio Grande do Sul, a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, está sem rendição no turno desde as 7h do dia 1º.

No começo deste ano, a direção da empresa comunicou a demissão de mil trabalhadores e o fechamento da Fafen-PR. Como protesto, os petroleiros de Araucária ocupam a unidade desde o dia 20 de janeiro.

Demissões em massa e inúmeras transferências arbitrárias impostas pela empresa em função do fechamento e desativação de unidades por todo o país ferem, e muito, o ACT. Porém, sabemos que há uma política de desmonte da Petrobras, que é uma das maiores empresas de pesquisa, exploração e refino de petróleo do mundo, por parte do governo de Jair Bolsonaro.

A Petrobras e o petróleo brasileiro são fundamentais para desenvolvimento do país. Além de contribuir com a soberania nacional, a empresa cumpre o papel de regulador interno nos preços dos combustíveis e do gás, além de fomentar diversas pesquisas. Ao descobrir o Pré-sal, tornou-se a única petrolífera do mundo com capacidade para exploração e extração do óleo em águas ultraprofundas. E essa tecnologia é genuinamente nacional e foi desenvolvida por brasileiros.

Diante disso, o Sindiserf-RS reforça a sua solidariedade com os petroleiros brasileiros e repudia a política de desmonte da Petrobras, oriunda do governo. Assim como as práticas antissindicais e o desrespeito com os trabalhadores, efetuadas pela empresa.

Porto Alegre, 05 de fevereiro de 2020

Direção Executiva do Sindiserf/RS






NOSSOS

PARCEIROS