Home > Notícias > Mobilização nacional pelo fim da violência policial contra o povo negro nesta quinta, 24

Mobilização nacional pelo fim da violência policial contra o povo negro nesta quinta, 24

O Sindsep-PE, que integra a direção da CUT, apoia integralmente esta mobilização em defesa da vida e convida os servidores federais a estarem presentes no ato


Mobilização nacional pelo fim da violência policial contra o povo negro nesta quinta, 24
Reprodução/DR

Sindsep-PE

Uma mobilização nacional pelo fim da violência policial contra o povo negro acontecerá simultaneamente em diversos estados brasileiros na próxima quinta-feira (24). Em Pernambuco, o Coletivo de Combate ao Racismo da CUT e mais 31 organizações do movimento negro e sociais irão promover um ato, às 16h30, na praça da UR-11, Ibura.

O Sindsep-PE, que integra a direção da CUT, apoia integralmente esta mobilização em defesa da vida e convida os servidores federais a estarem presentes no ato. 

O extermínio do povo negro brasileiro é um problema muito atual e bastante preocupante. Entre 2020 e 2021, os negros e pardos representaram 84,1% das mortes em ações policiais no país. Recentemente, tivemos capítulos muito tristes relacionados ao assunto. Entre o fim do último mês de julho e início de agosto, chacinas policiais mataram 32 pessoas na Bahia, 18 em São Paulo e 10 no Rio de Janeiro. 

Na última quinta-feira (17), a liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, Maria Bernadete Pacífico, foi executada a tiros dentro do terreiro Ilê Axé Kalé Bokum, na região metropolitana de Salvador (BA). 

Os atos irão abrir uma jornada de lutas com atividades mensais até o dia 20 de novembro, dia da consciência negra, e estão sendo organizados por cerca de 250 organizações do movimento negro.

Essas organizações reivindicam que o Supremo Tribunal Federal (STF) proíba “operações policiais com caráter reativo” e “grandes operações invasivas em comunidades sob pretexto do combate ao tráfico”. 

Demandam ainda uma Lei Federal que exija câmeras em uniformes de agentes armados (estatais e privados), um plano nacional de indenização e apoio à familiares de vítimas do Estado, a federalização da investigação de chacinas policiais, a desmilitarização das polícias e o fim da guerra às drogas. 






NOSSOS

PARCEIROS