Home > Notícias > Ministra se compromete a formar GT para discutir demandas dos servidores da Cultura

Ministra se compromete a formar GT para discutir demandas dos servidores da Cultura

A mobilização dos servidores nos estados tem sido fundamental para a abertura do espaço de diálogo com gestores da Cultura. Por isso, o DEC/Condsef reforça a todos que sejam fortalecidas as atividades e mobilização do setor


Ministra se compromete a formar GT para discutir demandas dos servidores da Cultura
Foto: Victor Vec/MinC

Condsef/Fenadsef

A ministra da Cultura Margareth Menezes recebeu a direção e representantes do Departamento de Educação e Cultura (DEC) da Condsef/Fenadsef, do Sindsep-DF e Asminc, nesta segunda-feira, 23, em Brasília. A ministra assinou de forma simbólica uma Portaria que será publicada em breve no Diário Oficial da União (DOU) para instalação de um Grupo Permanente de Discussão das Condições de Trabalho (Gpcot) no Ministério da Cultura. A publicação depende apenas de um trâmite interno e assim que ocorrer será atualizada em nossa página. Além disso, concordou em integrar os debates de um seminário e criar um Grupo de Trabalho (GT) de carreira que vai reunir representantes dos servidores da Cultura em torno do debate de suas pautas centrais. 

Na semana passada, a intensa movimentação de articulação dos servidores culminou em outra reunião importante com o presidente do Iphan, Leandro Grass. A Condsef/Fenadsef já havia encaminhado ofícios em busca dessa abertura de diálogo e espera que os debates possam possibilitar avanços concretos no atendimento de reivindicações e na busca concreta da valorização dos servidores da Cultura.

Grass, se disponibilizou a contribuir na articulação e construção do Seminário e resssaltou a importância das discussões da carreira e pautas do setor. O DEC/Condsef reiterou a importância do estabelecimento do diálogo e unificação dos servidores e gestão em prol da construção de um ambiente de trabalho produtivo. Além de destacar a necessidade de garantir melhorias das condições de trabalho, em especial melhorias salariais, essenciais para a execução das políticas públicas do MinC e vinculadas.

Reestruturação de carreira

É importante reforçar que a mobilização dos servidores da Cultura será fundamental para o avanço das discussões internas de carreira. O próprio MinC apresentou quantitativos da força de trabalho de todos os órgãos da Cultura. Com esses dados, enviados para o Dieese e o GT de carreira, será possível fazer estudos comparativos de impacto do MinC e necessidades da força de trabalho, a partir das discussões já existentes no setor sobre plano de carreira/tabela salarial, e de acordo com as discussões de diretrizes de carreira no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A mobilização dos servidores nos estados tem sido fundamental para a abertura do espaço de diálogo com os Gestores da Cultura. Por isso, o DEC/Condsef reforça a todos que sejam fortalecidas as atividades e mobilização do setor. 






NOSSOS

PARCEIROS