Home > Notícias > Ministra da Gestão pede alteração no PLDO 2024 que tira trava sobre reajuste em benefícios

Ministra da Gestão pede alteração no PLDO 2024 que tira trava sobre reajuste em benefícios

Com a alteração ficaria autorizado concessão de reajuste em percentual superior à variação acumulada do IPCA, sendo possível que o valor real do auxílio-alimentação e pré-escolar no Executivo se aproximem dos pagos pelos demais órgãos


Ministra da Gestão pede alteração no PLDO 2024 que tira trava sobre reajuste em benefícios
Reprodução/DR

Condsef/Fenadsef

Após Dia Nacional de Luta em todo o Brasil com atos em diversas capitais e movimento também nas redes sociais, os servidores já podem comemorar um avanço. Atendendo a pedidos de entidades sindicais, a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, encaminhou para a comissão da proposta de lei e diretrizes orçamentárias (PLDO) 2024, o pedido de retirar travas sobre reajustes para benefícios, incluindo auxílio-alimentação e pré-escolar. A equiparação dos valores dos benefícios entre os Três Poderes é uma das principais demandas da Campanha Salarial 2024.

A ministra encaminhou ofício de alteração ao PLDO 2024 para possibilitar que o Poder Executivo possa utilizar de outras métricas para que o valor real do auxílio-alimentação e pré-escolar se aproximem dos valores pagos pelos demais órgãos governamentais. O parecer preliminar do relator, deputado Danilo Forte (União/CE), ao PLDO de 2024 ainda aguarda deliberação na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

A alteração possibilitaria reajuste dos benefícios obrigatórios aos agentes públicos e seus dependentes. Além disso, o Poder Executivo ficaria autorizado a conceder reajuste em percentual superior à variação acumulada do IPCA, não podendo o valor nominal superar o valor médio dos benefícios concedidos pelos demais Poderes da União e órgãos constitucionalmente autônomos.

>> Confira a íntegra da proposta de alteração de texto da Proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (PLDO2024)

Mobilização é fundamental

A retirada dessas travas para que o reajuste nos benefícios seja superior à variação acumulada do IPCA é um importante avanço, mas não a garantia do atendimento da reivindicação urgente de equiperação dos valores com os Três Poderes. Por isso, a mobilização dos servidores continua sendo fundamental para que os avanços em nossas demandas de fato aconteçam. Ontem, em Brasília, uma comissão de servidores representados pelo Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais, foi recebida pelo secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Feijóo. 

Feijóo sinalizou que uma nova reunião da MNNP deve ocorrer somente em novembro, mas não descartou a possibilidade de apresentar alguma proposta aos servidores. No encontro as entidades cobraram detalhes sobre o que o governo tem para apresentar. Para Pedro Armengol, diretor da Condsef/Fenadsef e da CUT, as portas para o avanço no atendimento de demandas urgentes não parecem estar fechadas, mas vão depender muito do poder de mobilização da categoria. 

A luta por recomposição salarial, reestruturação de carreiras, equiparação dos benefícios, revogaço e contra a PEC 32 deve seguir em todos os estados. No sábado, 7, servidores realizam uma plenária presencial, em Brasília. A agenda de atividades em defesa da pauta de reivindicações da categoria continua. Acompanhe e participe. Valorizar os servidores é fortalecer o Brasil!






NOSSOS

PARCEIROS