Home > Notícias > Ministério da Justiça demite chefe que monitora servidores antifascistas

Ministério da Justiça demite chefe que monitora servidores antifascistas

Decisão do ministro André Mendonça ocorre após o portal UOL revelar dossiê que mira 579 servidores e 3 professores


Ministério da Justiça demite chefe que monitora servidores antifascistas
Foto: Isaac Amorim/MJSP

Carta Capital

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou, nesta segunda-feira 3, a demissão do chefe da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Gilson Libório de Oliveira Mendes. Ele havia sido nomeado ao cargo em 25 de maio deste ano.

A dispensa ocorre após o portal UOL revelar, em 24 de julho, que o governo monitora servidores antifascistas por meio de uma ação sigilosa a partir do mês de junho. Segundo o veículo, o Ministério da Justiça produziu um dossiê em que relacionou nomes, fotografias e endereços de redes sociais de algumas pessoas monitoradas.

De acordo com UOL, a ação sigilosa mira um grupo de 579 servidores federais e estaduais de segurança identificados como integrantes do “movimento antifascismo” e três professores universitários críticos ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em nota, o Ministério da Justiça informou que sua Corregedoria-Geral instaurou, nesta segunda-feira 3, uma Sindicância Investigativa para apurar os fatos relacionados ao órgão de inteligência. A pasta disse que a decisão decorre de ordem do próprio ministro André Mendonça.

Mendonça substituiu Sergio Moro no comando do Ministério, depois que o ex-juiz federal pediu demissão em 24 de abril. Ele ocupava a chefia da Advocacia-Geral da União (AGU).

Confira, a seguir, a nota do Ministério da Justiça na íntegra.

Após determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, a Corregedoria-Geral do Ministério instaurou, nesta segunda-feira (3), Sindicância Investigativa para apurar os fatos relacionados à Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), conforme amplamente divulgado na imprensa.

A Comissão foi designada através da Portaria COGER nº 158/2020 e é composta por um delegado de Polícia Federal, integrante da Corregedoria-Geral do MJSP; um Procurador da Fazenda Nacional e um Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

Como medida considerada adequada à realização dos trabalhos da Comissão, o ministro decidiu pela substituição da chefia da Diretoria de Inteligência da SEOPI.

Por fim, o Ministério da Justiça e Segurança Pública destaca que o ministro André Mendonça está à disposição para prestar esclarecimentos à Comissão Mista de Investigação da Atividade de Inteligência, aguardando apenas a definição da data.

Assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça e Segurança Pública






NOSSOS

PARCEIROS