Home > Notícias > MGI se compromete a incluir plano de carreira da Funai na LOA 2024

MGI se compromete a incluir plano de carreira da Funai na LOA 2024

Servidores entram na 19ª semana de luta pelo Plano de Carreira Indigenista e o Plano Especial de Cargos (PCI/PEC)


MGI se compromete a incluir plano de carreira da Funai na LOA 2024
Reprodução/Sindsep-DF

Sindsep-DF

Os servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizaram na tarde de quarta-feira, 5, a 19ª vigília pelo Plano de Carreira Indigenista e o Plano Especial de Cargos (PCI/PEC). A atividade foi realizada em frente ao edifício sede da Funai.

Na vigília, a diretora da Executiva do Sindsep-DF, Mônica Carneiro, informou que em reunião na segunda-feira, dia 3, a direção do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) se comprometeu a incluir a proposta do plano de carreira dos servidores da Funai no Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA 2024. Na reunião, a equipe de Desenvolvimento de Carreira da pasta informou que já concluiu a análise técnica do PCI/PEC e já solicitou à Funai os ajustes necessários para adequar a proposta às diretrizes gerais que o governo vem adotando para a estruturação e reestruturação de carreiras.

Embora não tenham detalhes sobre a proposta, que está em fase de ajustes, os servidores veem como positivo o compromisso assumido pelo MGI de incluir o plano de carreira da Funai no orçamento do ano que vem. “Estamos otimistas, mas sabemos que para conquistar a implementação do plano ainda temos muitas batalhas para vencer. Por isso, os servidores devem seguir mobilizados e construindo as condições para que o PCI/PEC saia do papel e beneficie de fato todos os servidores da Funai”, afirmou a diretora.

Mônica lembra que o plano de carreira da Funai é uma medida muito importante para a reconstrução da política indigenista de Estado, uma vez que as condições de trabalho, de segurança, de remuneração dos servidores da fundação dificultam a permanência dos trabalhadores no órgão, não apenas na sede em Brasília, mas também nas regiões de difícil acesso e de conflito, como a região amazônica.






NOSSOS

PARCEIROS