Home > Notícias > Meio Ambiente em pauta no programa Roda de Conversa

Meio Ambiente em pauta no programa Roda de Conversa

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o tema em pauta é A devastação ambiental como projeto totalitário e econômico do governo Bolsonaro


Meio Ambiente em pauta no programa Roda de Conversa
Reprodução

Sindsep-PE

Já está no ar, no canal do sindicato no Youtube, mais um Roda de Conversa. No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o tema em pauta é A devastação ambiental como projeto totalitário e econômico do governo Bolsonaro. Então, entra no canal (TV Sindsep-PE) e assiste o programa de junho e aproveita para se inscrever na página do sindicato.
 
Para falar sobre o tema, o Sindsep-PE convidou a servidora do Ibama, presidente da Associação dos Especialistas em Meio Ambiente de Pernambuco, a Aema/PE, e mestre em desenvolvimento e meio ambiente, Mariana Momesso; o servidor do ICMBio, presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Meio Ambiente, Ascema, e mestrando em geografia política, planejamento e recursos naturais pela universidade de são paulo, Denis Rivas.; e a pesquisadora da Fundaj e doutora em recursos hídricos, Edineida Cavalcanti. Também estava presente no Roda de Conversa o diretor do Sindsep-PE, Eduardo Albuquerque, que também é servidor do Ibama.
 
Eduardo Albuquerque abre o debate falando da importância do tema. Para ele, antes mesmo de tomar posse, o governo Bolsonaro já deixava claras as suas intenções com o meio ambiente, que nunca foram boas. Denis Rivas trouxe uma visão mais nacional dos problemas existentes na área ambiental brasileira, com dados alarmantes. 
 
Hoje, os órgãos ambientais precisariam contratar, no mínimo, 4 mil pessoas. São vagas que surgiram por aposentadorias e falta de concursos. Ele também falou da perseguições a servidores de carreiras, simplesmente por estariam cumprindo o seu trabalho e reforçou a importância da estabilidade no serviço publico, ameaçada pela PEC 32/20, a reforma administrativa do governo Bolsonaro.
 
Mariana Momesso falou do processo de desmonte do órgão aqui no Estado. Pernambuco, ao contrário de outras superintendências, mesmo sendo gerido por um superintendente de fora, o Ibama-PE ainda não sofreu com perseguições. No entanto, o Ibama-PE sofre com a falta de estrutura, reflexo da gestão federal. Ela apontou como maiores problemas a falta de pessoal, com pouca gente o que ficam acabam sendo sobrecarregados.  
 
Já Edineida Cavalcanti falou sobre os reflexos dessa precarização da política ambiental brasileira e apontou possíveis problemas que o país e o estado de Pernambuco podem sofrer, caso essa situação não seja resolvida.

O programa

O Roda de Conversa é um programa mensal da TV Sindsep-PE no Youtube que tem como objetivo discutir temas de interesse dos servidores públicos federais e da classe trabalhadora de uma forma geral, trazendo especialistas e convidados da sociedade civil, visando ampliar o diálogo com a sociedade e com os filiados, na busca de sensibilizar a audiência diante de assuntos do cotidiano e do momento sócio-político do país e do mundo.






NOSSOS

PARCEIROS