Home > Notícias > Manifestação indígena em Macapá fecha agência do DSEI e paralisa expediente

Manifestação indígena em Macapá fecha agência do DSEI e paralisa expediente

Representantes dos povos indígenas de Oiapoque e norte do Pará, armados e pintados se manifestam em busca de direitos a assistência à saúde


Manifestação indígena em Macapá fecha agência do DSEI e paralisa expediente
Fotos: Nielton Trindade/Sindsep-AP

Sindsep-AP

Na manhã da última quinta-feira, 6, o Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI, em Macapá-AP, que atende com serviço de saúde indígenas do Amapá e Norte do Pará, foi tomado por várias etnias, do município de Oiapoque-AP, e norte do Pará. Os índios armados, pintados e prontos para o enfrentamento reivindicam saúde, direitos e respeito.

Funcionários que chegaram pela manhã para iniciar o expediente encontram a agência fechada pelos indígenas, que se instalaram no prédio e, em protesto proibiram a entrada de funcionários e colaboradores.

A manifestação dos povos indígenas dividiu opinião entre os funcionários. Um grupo apoia os indígenas e outro grupo acha que a manifestação é por mais cargos e outros benefícios em causa própria.

Mulher: Alcimara liderança indígena

Para a a indígena Alcimara, liderança indígena, o que o povo indígena quer é apenas dialogo. “Enquanto não houver um encontro com a direção do DSEI, vamos continuar a manifestação, pois merecemos atenção”.

Cacique Gilberto Palikur

Segundo o Cacique Gilberto da etnia Palikur (Oiapoque-AP), representante de 53 aldeias, com cerca de 10 mil indígenas, esta manifestação é pacífica. “Queremos que as melhorias cheguem às aldeias, que nossa saúde seja acompanhada de perto, e nossos direitos como: assistência médica e acesso a medicamentos sejam respeitados”. Disse o cacique.


O Sindsep Amapá preocupado não só com as causas de seus filiados, mas com a sociedade amapaense em geral, dá voz aos irmãos indígenas através de seus veículos de comunicação.






NOSSOS

PARCEIROS