Home > Notícias > Live da CUT celebra Dia da Consciência Negra e luta contra racismo

Live da CUT celebra Dia da Consciência Negra e luta contra racismo

Atividade será nesta sexta-feira (20), a partir das 16h, e terá música, debate e informações sobre o racismo estruturante, democracia racial e o papel do branco na luta contra o racismo


Live da CUT celebra Dia da Consciência Negra e luta contra racismo
Reprodução

Portal CUT

“O racismo estrutural, a democracia racial e o papel dos sujeitos brancos” serão os temas da live da CUT que será transmitida nesta sexta-feira (20), a partir das 16 horas e não mais às 15h como tinha sido divulgado. A transmissão vai acontecer pela TVT e redes sociais da CUT. (veja abaixo)

A atividade, organizada pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo (SNCR) e pela Secretaria de Comunicação da CUT (SECOM) com apoio da TVT, tem como objetivo celebrar o Dia da Consciência Negra e fortalecer a luta contra o racismo. A live também vai celebrar os 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial.

Serão duas horas de programação com cultura, música e muita informação de combate ao racismo e dados sobre a realidade da população negra no mundo do trabalho e na vida.

A live será apresentada pela secretária de Combate ao Racismo da CUT, Anatalina Lourenço e pela secretária adjunta, Rosana Sousa Fernandes. O âncora será o jornalista e radialista, Andre Accarini, da SECOM.

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, e a Secretária-Geral da Central, Carmen Foro, a Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Jandyra Uehara, o ex-presidente Lula, os deputados federais pelo PT, Paulo Paim, e Vicentinho, também vão participar da atividade online.

O professor, historiador e sociólogo Lourenço Cardoso, autor de “O branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre a branquitude no Brasil”, é o entrevistado da atividade.

A música fica por conta da Pamelozza e da Loh. Representantes de entidades sindicais internacionais, como  CSA e Solidarity Center, vão mandar mensagens para celebrar a data.

Também está prevista na atividade online uma homenagem a diversos companheiros e companheiras que reforçam a luta antirracista, como Antonio Pitanga e Mc Soffia.

E ainda uma apresentação do Dieese de dados sobre a representação de negros e negras no mercado de trabalho.

Além da live, a CUT produziu uma série de materiais com foto dos dirigentes com plaquinhas onde estão escritas frases da luta contra o racismo e pílulas com dicas antirracismo.

“Numa sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”, frase da filósofa e militante do movimento negro, Ângela Davis, é uma das divulgadas entre os sindicalistas da CUT para convidar os trabalhadores e as trabalhadoras de todo país para assistir a live da CUT nesta sexta.

Serviço

Live: O racismo estrutural, a democracia racial e o papel dos sujeitos brancos

Quando: Dia 20 de novembro

Horário: A partir das 16 horas

Nos canais da CUT:
Portal: www.cut.org.br
Facebook: www.facebook.com/cutbrasil
Youtube: www.youtube.com/cutbrasil

Pela TVT:
Youtube: www.youtube.com/RedeTVT
Grande São Paulo: Canal 44.1 - 512 NET HD-ABC

*As 3 séries de pílulas estão disponíveis e podem ser solicitadas pelo email sncr@cut.org.br






NOSSOS

PARCEIROS