Home > Notícias > Líder do governo: reforma administrativa chega ao Congresso na próxima semana

Líder do governo: reforma administrativa chega ao Congresso na próxima semana

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse ao blog e ao jornalista Nilson Klava que a reforma administrativa deve ser encaminhada, finalmente, na próxima quarta-feira (11)


Líder do governo: reforma administrativa chega ao Congresso na próxima semana
Congresso Nacional (Foto: Reprodução/DR)

G1

Depois do Produto Interno Bruto (PIB) fraco de 2019 e com a queda nas previsões para 2020, o governo de Jair Bolsonaro e o Congresso Nacional vão tentar, enfim, acelerar as reformas no Legislativo como resposta ao momento de incerteza na economia.

Vencida a batalha da votação dos vetos presidenciais, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse ao blog e ao jornalista Nilson Klava que a reforma administrativa deve ser encaminhada, finalmente, na próxima quarta-feira (11).

“A intenção era enviar nesta semana, mas a votação dos vetos concentrou as atenções. Agora, a reforma administrativa vai ser encaminhada na próxima quarta-feira”, afirmou Bezerra.

Segundo o líder do governo, todo o foco será voltado para a votação de medidas que possam gerar uma reação na economia, o que passa pelas reformas e pela proposta de emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo.

Fernando Bezerra acredita que a reforma tributária também tem condições de ganhar novo ritmo a partir de agora. Segundo ele, ainda em março, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve enviar ao Congresso as sugestões do governo para as mudanças no sistema tributário brasileiro.

Guedes deve apresentar as sugestões quando for participar de audiência pública na comissão mista da reforma tributária.

Tanto a cúpula do Congresso como a equipe econômica querem destravar a votação das reformas e acreditam que a chama da "PEC Emergencial", que permitirá à União e Estados reduzirem gastos com pessoal, já está bem encaminhada e deve ser aprovada no primeiro semestre.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ainda trabalha com o mês de abril para votar a reforma tributária na Casa.

Empresários estão preocupados com o ritmo de votação das reformas no Congresso neste ano. Até agora, o clima tenso na política inviabilizou uma aceleração no processo de tramitação das medidas.

A expectativa é a de que, resolvida a questão dos vetos, o clima mude, principalmente depois da divulgação do fraco resultado da economia no ano passado e das revisões para o crescimento econômico neste ano.

O governo vai rever sua previsão, que deve cair dos atuais 2,4% para algo na casa de 2%. Economistas e instituições financeiras já falam, porém, num crescimento abaixo de 2% neste ano, na faixa de 1,8%.






NOSSOS

PARCEIROS