Home > Notícias > Íntegra da 2ª plenária do Sintsep-GO já está disponível

Íntegra da 2ª plenária do Sintsep-GO já está disponível

A análise de conjuntura foi feita pelos companheiros Pedro Armengol Souza, diretor da CUT e da Condsef/Fenadsef, e pelo supervisor técnico do escritório do Dieese no Distrito Federal, Max Leno de Almeida


Íntegra da 2ª plenária do Sintsep-GO já está disponível
Reprodução/Sintsep-GO

Sintsep-GO

O Sintsep-GO realizou, na última sexta-feira (11/6), sua segunda plenária virtual de base do ano de 2021. Em média, 40 delegados participaram da atividade, que teve por destaque os informes financeiros da entidade, a apresentação de novos convênios com o sindicato e a eleição de delegados para o Congresso Estadual da CUT, a ser realizado em 3 de setembro deste ano.

A análise de conjuntura foi feita pelos companheiros Pedro Armengol Souza, diretor da CUT e da Condsef/Fenadsef, e pelo supervisor técnico do escritório do Dieese no Distrito Federal, Max Leno de Almeida. A fala de ambos foi complementada pelo vice-presidente do Sintsep-GO, Gilberto Jorge Cordeiro Gomes, que também é diretor da Condsef/Fenadsef. Logo após, foi realizado debate com os filiados que – assim como na análise de conjuntura – se manifestaram, sobretudo, contra o processo criminoso de desmonte dos serviços públicos realizado pelo governo Jair Bolsonaro, por diversas medidas, como a PEC 32/2020 que, junto com outras iniciativas do governo, promove uma verdadeira “mercantilização dos direitos sociais”, como definiu Max, em sua explanação.

Armengol destacou pontos como a Emenda Constitucional 95/2016 que, desde sua aprovação, estrangulou completamente os serviços públicos no país. Gilberto Jorge destacou que as medidas propostas por Bolsonaro visam fragilizar o poder de fiscalização e atuação dos servidores, abrindo brechas para a prática de vários ilícitos como as “rachadinhas”, por exemplo.

Raulino Mendes, do Incra, e Leonardo Caetano, do Ibama, pontuaram a necessidade de se conseguir “furar a bolha” da comunicação, buscando levar para toda a base do movimento sindical e para a sociedade, de forma didática, as consequências para o país das políticas nefastas que estão sendo implementadas pelo atual governo.

O presidente Ademar Rodrigues, num resumo da conjuntura, destacou que as entidades têm buscado ampliar o leque da comunicação, em ações parceiras junto à CUT, Condsef e, em Goiás, junto ao Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania, mostrando à população as consequências do desmonte das políticas sociais. “Nós estamos em todos os atos e estamos também em todas as iniciativas da CUT, da Condsef, de ampliação da comunicação. Estamos fortalecendo esse campo e já começamos a ver resultados, mas queremos ampliar ainda mais”, destacou.

XII Congresso

Entre os informes financeiros, o presidente do Sintsep-GO, Ademar Rodrigues, pontuou que todos os delegados sindicais receberão, ainda este mês (junho) o balancete da entidade, para que seja discutido pormenorizadamente durante do XII Congresso da entidade, que será realizado em Caldas Novas, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, no Golden Dolphin Hotel. Ainda durante o Congresso, será discutida a aquisição de uma sede social para o Sintsep-GO (para lazer) e a avaliação de novos convênios do sindicato com lojas e prestadores de serviço -ampliando inclusive para o interior, caso seja do interesse da base.

Em função da pandemia, o XII Congresso – cuja primeira data de realização seria em dezembro de 2020 – já passou por três adiamentos.

Informes Jurídicos

Os informes jurídicos da plenária, logo no início da atividade, ficaram a cargo do advogado Max Andrews. Assim como os informes jurídicos, todo o evento – que foi gravado – pode ser conferido no vídeo, ao final da matéria.

Ao término da plenária, foram realizados encaminhamentos, dentre eles, a criação de um grupo de trabalho para ampliar o alcance da comunicação do sindicato (aprovada); o estudo de viabilização de uma ação jurídica contra o Ministério da Saúde (MS) em função da contagem do tempo insalubre de serviço e conversão em tempo comum, já que atualmente há decisão do STF e resolução do Ministério da Economia garantindo o direito (neste sentido, o Sintsep-GO manteve a proposta de ajudar financeiramente interessados em trabalhar no MS, de forma voluntária, na contagem de tempo insalubre, já que o órgão não possui pessoal suficiente para esta ação) e, por fim, participação em massa do Sintsep-GO no ato Fora Bolsonaro do dia 19 de junho, com sugestão de ações culturais durante a manifestação.

Em relação ao Congresso Estadual da CUT, foram eleitos por unanimidade os diretores Vicente Gonçalves Ribeiro, Gilberto Jorge Cordeiro Gomes e Maura Lázara Leão (tendo Ruth Vaz Costa, do Iphan, como suplente).

Confira abaixo a íntegra da Plenária:






NOSSOS

PARCEIROS